Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Marie Curie

Laboratório de Marie Curie será deslocado 'pedra por pedra' para evitar demolição

A medida foi anunciada pela ministra da Cultura da França, nesta quarta-feira, 31, durante entrevista

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 31/01/2024, às 10h16 - Atualizado em 03/02/2024, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marie Curie em seu laboratório em 1904 - Domínio público
Marie Curie em seu laboratório em 1904 - Domínio público

A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, anunciou nesta quarta-feira, 31, que um edifício histórico associado às pesquisas conduzidas pela cientista polonesa Marie Curie será transferido "pedra por pedra" para evitar sua demolição.

O Pavilhão das Fontes, uma estrutura pequena localizada no histórico local onde o laboratório da renomada pesquisadora operava, estava ameaçado devido aos planos do atual Instituto Curie de construir um prédio de cinco andares, abrangendo aproximadamente 2 mil metros quadrados, destinado a um centro especializado em química biológica para o estudo do câncer.

A mobilização efetiva dos defensores do patrimônio histórico resultou na suspensão da demolição no início de janeiro. Marie Curie, a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel em duas categorias, Física e Química, foi celebrada por suas contribuições científicas notáveis. As informações são do portal o Globo.

Entrevista da ministra

Em uma entrevista a uma emissora rádio, a recém-nomeada ministra da Cultura confirmou que o edifício será deslocado alguns metros para permitir a construção do centro planejado. Rachida Dati, que anteriormente liderava um distrito municipal parisiense, já havia solicitado meses atrás a inclusão do Pavilhão das Fontes no inventário dos monumentos históricos franceses.