Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Lei Marília Mendonça, que prevê sinalização de fios elétricos, é aprovada

A iniciativa foi pensada para prevenir que mais tragédias como essa ocorram

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/12/2021, às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Marília Mendonça - Divulgação/Instagram/@mariliamendoncacantora
Fotografia de Marília Mendonça - Divulgação/Instagram/@mariliamendoncacantora

A morte da cantora sertanejaMarília Mendonça no último mês de novembro chocou o Brasil por seu caráter repentino. A artista estava dentro de um avião quando este bateu contra um cabo de alta tensão da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e caiu, matando todos os passageiros. 

O triste caso acabou inspirando um projeto de lei que obriga empresas de energia a colocarem sinalização em sua fiação elétrica, assim tornando-a mais visível e reduzindo a possibilidade de acidentes como esse. 

A medida foi aprovada pelo Senado Federal na última terça-feira, 30, de acordo com informações do site oficial do órgão governamental. Algumas das mudanças previstas são a instalação de esferas coloridas nos cabos e a pintura das torres de alta tensão. 

Outro detalhe de relevância é que o criador da proposta foi o senador Telmário Mota (PROS). 

Eu registro que a agência reguladora Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) falhou neste caso e está falhando ninguém sabe há quanto tempo por não exigir às companhias, às empresas de energia elétrica, a obrigatoriedade de sinalizar os fios, a energia, os cabos de alta tensão", afirmou a deputada Kátia Abreu (PP), ainda de acordo com as fontes oficiais.