Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Celebridades

Leonardo DiCaprio exalta Lula e critica Bolsonaro: 'Progresso'

Publicação foi feita pelo ator no Instagram após Lula demarcar seis terras indígenas

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 29/05/2023, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leonardo DiCaprio em 'O Grande Gatsby' (2013) - Reprodução/Warner Bros. Pictures
Leonardo DiCaprio em 'O Grande Gatsby' (2013) - Reprodução/Warner Bros. Pictures

Leonardo DiCaprio é um dos mais famosos atores de Hollywood da atualidade, que consolidou sua carreira ao longo de muitos anos, sendo conhecido por inúmeros papéis como Jack Dawson em 'Titanic' (1997) ou Jordan Belfort em 'O Lobo de Wall Street' (2013).

Porém, o que nem todos sabem que ele é extremamente engajado, também, em causas ambientais e humanas, como a educação e a proteção dos direitos das comunidades indígenas.

Visto isso, nos últimos anos o ator californiano vinha dando bastante atenção ao cenário brasileiro, não só incentivando a ação de grupos de apoio a povos indígenas, como também tecendo ferrenhas críticas ao antigo governo, de Jair Bolsonaro, que foi marcado por grandes dificuldades e retrocessos no que se refere à manutenção desses grupos.

DiCaprio publicou uma foto em seu Instagram no último domingo, 28, onde é possível observar o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assinando a demarcação de seis terras indígenas, de acordo com o portal Splash, do UOL.

O ator, no caso, celebra a medida, enquanto enaltece o político: "Em uma vitória para os direitos indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a demarcação de seis terras indígenas: TI Arara do Rio Amônia, TI Kariri-Xocó, TI Rio dos Índios, TI Tremembé da Barra do Mundaú, TI Avá-Canoeiro e TI Uneiuxi."

Esse progresso ocorre depois que o governo anterior não apenas paralisou as demarcações, mas violou os direitos dos povos indígenas do país", escreveu em sequência, em crítica ao governo de Jair Bolsonaro.

Outras vitórias

Na mesma pubicação, DiCaprio enaltece outras medidas tomadas por Lula nos últimos tempos, no que se refere às causas em que ele é engajado. Entre elas, está a assinatura de um decreto para a formação de um comitê para proteção, recuperação, conservação e uso sustentável de recursos naturais em territórios indígenas, e projetos de participação igualitária de indígenas na apresentação e monitoramento de políticas públicas.