Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Manson

Leslie Van Houten, discípula de Charles Manson, deixa o cárcere após 50 anos

Leslie, deixou a prisão na terça-feira, 11, para cumprir sua pena em liberdade condicional

Redação Publicado em 11/07/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leslie Van Houten - Divulgação/Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia
Leslie Van Houten - Divulgação/Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia

Nesta terça-feira, 11, Leslie Van Houten, membro da “família” de Charles Manson, deixou a prisão após 50 anos. Conforme repercutido pelo G1, ela deixou a cadeia na Califórnia após cumprir pena por seu envolvimento em dois homicídios

De acordo com uma nota divulgada pelo Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia, Leslie “foi liberada para supervisão de liberdade condicional”. Nancy Tetreaut, sua advogada, disse à Associated Press, que a seguidora de Manson está em uma acomodação provisória e “ainda está tentando se acostumar com a ideia de que isso é real”. 

A reintegração

Nos dias anteriores à soltura de Leslie, Gavin Newson, governador da Califórnia, afirmou que não pretendia recorrer da determinação da Justiça, que estabelecia que Van Houten estava liberada para cumprir o resto de sua sentença em liberdade condicional

Segundo sua defesa, o plano é que ela fique aproximadamente um ano em uma casa de reabilitação, para desenvolver habilidades, como fazer compras em um supermercado, adquirir um cartão de crédito e aprender a dirigir. 

O crime 

Leslie Van Houten, hoje com 70 anos, foi sentenciada à prisão perpétua por envolvimento nos homicídios de Leno LaBianca, um vendedor de Los Angeles, e sua mulher, Rosemary, em 1969.

O par foi encontrado sem vida em sua casa, com o sangue esparramado pelas paredes. Durante seu julgamento, Leslie admitiu ter segurado Rosemary LaBianca com uma fronha de travesseiro sobre sua cabeça enquanto outros a golpearam com uma faca e, depois, ela mesma esfaqueou a mulher, aproximadamente, 15 vezes.

No dia anterior, outros discípulos de Manson assassinaram a atriz Sharon Tate e quatro outras pessoas, nesse crime Leslie não teve participação. Charles Manson, o líder da seita, faleceu de causas naturais, com 83 anos, na prisão em que também cumpria uma penalidade perpétua.