Notícias » Arqueologia

Ligação ancestral: cientistas encontram rede de fios que conectavam animais há 500 milhões de anos

Identificados apenas em locais com ótima conservação, os filamentos fossilizados tinham diversas funções para organismos

Pamela Malva Publicado em 10/03/2020, às 08h00

Pequenos filamentos de conexão encontrados por cientistas
Pequenos filamentos de conexão encontrados por cientistas - Universidade de Cambridge

Cientistas das universidades de Cambridge e Oxford encontraram vestígios de conexões entre alguns dos primeiros animais que pisaram na Terra, há cerca de 500 milhões de anos. A descoberta foi feita nas pedras de Newfoundland, uma província do Canadá

A partir das análises, os especialistas identificaram fios fossilizados que conectavam os rangeomorfos uns aos outros. Segundo os cientistas, os pequenos filamentos podem ter sido usados pelos organismos como uma forma de nutrição, comunicação e reprodução.

Com tamanhos diferentes — que variam, em grande maioria, entre dois e 40 centímetros — os fios fossilizados foram identificados em sete espécies e em quase 40 jazidas diferentes. Alguns dos filamentos, que fugiam do padrão, chegavam até quatro metros de comprimento.

Aguns dos fios encontrados pelos cientistas / Crédito: Universidade de Cambridge

 

Atualmente, acredita-se que tais organismos não tinham boca, órgãos nem meios de locomoção e, portanto, absorviam nutrientes da água que os rodeava. Sendo assim, os filamentos formavam uma rede de cooperação entre os rangeomorfos.

De acordo com as informações publicadas pelos cientistas na revista Current Biology, tais fios fossilizados são visíveis apenas em ambientes muito bem conservados. Caso contrário, suas pequenas proporções seriam impossíveis de identificar a olho nu.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grande obras:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.