Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elon Musk

Lixo espacial encontrado no Paraná pode ser de foguete de Elon Musk

Especialistas encontraram semelhanças entre objeto misterioso e foguete da SpaceX

Fabio Previdelli Publicado em 02/06/2022, às 13h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lixo espacial encontrado no Paraná - Divulgação
Lixo espacial encontrado no Paraná - Divulgação

Um casal de empresários encontrou um lixo espacial em um terreno ao lado de onde eles moram, na cidade de São Mateus do Sul, no Paraná, no último 16 de março. Desde então, um mistério perdura sobre a origem do objeto. 

Entretanto, segundo pesquisadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) existe uma “enorme probabilidade” do lixo espacial ser parte do foguete Falcon 9, pertencente a SpaceX, empresa da qual o bilionário Elon Musk é dono

Lixo espacial encontrado no Paraná/ Crédito: Divulgação

A informação foi divulgada na última terça-feira, 31, em um relatório da Agência Espacial Brasileira (AEB). O documento afirma que a peça metálica, de fato, esteve na órbita espacial antes de retornar à Terra, segundo reportado pelo G1. 

O objeto misterioso

De acordo com os especialistas, o objeto misterioso trata-se da tubeira de um dos motores de segunda etapa do foguete. Em 2015, a Falcon 9 foi lançada ao espaço, mas a falta de combustível dificultou seu retorno à Terra, após a conclusão da missão. 

Um fato que corrobora com a suspeita é de que a cidade de São Mateus do Sul, conforme aponta a Bramon, fica "praticamente abaixo da trajetória da reentrada" do Falcon 9.

Semelhanças entre o lixo espacial e parte da Falcon 9/ Divulgação/Bramon

Além do mais, notou-se semelhanças entre a tubeira do motor Merlin 1D do foguete com o lixo espacial que foi encontrado — as comparações batem tanto em aspectos técnicos quanto em relação ao tamanho e material usado para sua construção.