Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lofi Girl

'Lofi Girl': Famoso vídeo de músicas para estudar é derrubado pelo Youtube

'Lofi Girl' consistia de uma live que já era transmitida havia 20 mil horas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/07/2022, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração do Lofi Girl - Divulgação/ Youtube/ Lofi Girl
Ilustração do Lofi Girl - Divulgação/ Youtube/ Lofi Girl

O popular vídeo do Youtube com o título "Lofi hiphop radio - beats to relax/study to", que consistia em uma live de músicas com o objetivo de ajudar os espectadores a relaxarem ou se concentrarem melhor em tarefas foi derrubado da plataforma sob o pretexto de violação de direitos autorais. 

A transmissão, que havia passado nada menos que 20,8 mil horas seguidas no ar, foi subitamente interrompida pela administração da plataforma, e agora se encontra indisponível. 

A situação foi explicada através do Twitter do dono do canal, que se chama "Lofi girl" em referência às ilustrações dos vídeos, que sempre trazem a mesma garota, em geral estudando e acompanhada por seu gato.

A rádio lofi foi tirada do ar por causa de falsas alegações relacionadas a direito autoral. Tomara que o Youtube resolva isso em breve...", afirmou o criador de conteúdo. 

Um detalhe importante a respeito da plataforma é que, caso um criador seja alvo de três "copyright strikes", que é como se chama a medida que um vídeo é derrubado por ter infringido regras de direito autoral, seu canal como um todo corre o risco de ser desativado. No caso de Lofi Girl, que possui 10,7 milhões de inscritos, essa foi a primeira ocorrência do tipo. 

Lo-fi 

"Lo-fi" é um termo que se refere a músicas com menor qualidade de produção, seja por terem sido gravadas de forma caseira, ou por uma escolha deliberada por parte do artista, que pode querer passar uma impressão de "autenticidade" através de melodias menos produzidas.

Conforme informações repercutidas pelo portal Tecmundo, esse estilo musical ganhou popularidade durante a pandemia de covid-19, que forçou muitos trabalhadores e estudantes a realizarem suas atividades de casa em nome do distanciamento social.