Notícias » EUA

Longe de ser lenda urbana: as inusitadas cinzas humanas em parques da Disney

O depósito de cinzas em atrações da Disney é bem mais comum do que você possa imaginar

Redação Publicado em 16/04/2022, às 09h00 - Atualizado em 08/05/2022, às 07h00

Castelo do Walt Disney World Resort
Castelo do Walt Disney World Resort - Getty Images

Ao longo de vários anos, circulou pela internet uma curiosa lenda urbana envolvendo os famosos parques norte-americanos Disneylândia e Disney World.

Segundo a narrativa, muitas pessoas espalhariam cinzas de seus entes queridos pelas atrações a fim de proporcionar-lhes um último momento de diversão junto aos familiares.

A história foi confirmada no ano de 2018, quando o Wall Street Journal publicou uma matéria abordando o tema.

Ao que parece, esses casos são bem mais comuns do que você possa imaginar, até porque, conforme afirmaram ao jornal alguns funcionários dos parques, é preciso lidar mensalmente com situações como essa.

Eles têm até mesmo um código especial, o “limpeza HEPA”, para quando necessitam realizar uma operação especial. A sigla se refere a um tipo especial de filtro que pode ser utilizado para sugar partículas muito finas, como é o caso das cinzas humanas.

O que disseram os funcionários

Até mesmo guardas dos parques disseram à fonte que chegaram a participar da limpeza de restos humanos, e isso em diferentes ocasiões. Segundo eles, fazia parte de seu trabalho identificar e aspirar cinzas no lugar. 

Mickey e Minnie em parque da Disney / Crédito: Getty Images

Locais mais escolhidos

A matéria apontou ainda que as cinzas humanas são comumente espalhadas em canteiros de flores, arbustos e gramados do Magic Kingdom. Elas também são jogadas em atrações como o Piratas do Caribe e também no fosso que fica debaixo dos elefantes do brinquedo do Dumbo.

Na maior parte das vezes, no entanto, o local escolhido pelos visitantes é a Mansão Assombrada, uma construção antiga e repleta de fantasmas imaginários. “A Mansão Assombrada provavelmente tem tanta cinza humana que nem é engraçado”, declarou um guarda da Disneylândia.

Mansão Assombrada / Crédito: Wikimedia Commons / Benjamin D Esham

Como fazem as famílias

De acordo com algumas famílias entrevistadas pelo jornal, jogar cinzas nos parques da Disney não é uma tarefa muito difícil. Segundo elas, o primeiro passo é colocar os restos humanos em algum recipiente, como frascos de comprimidos, sacos plásticos ou, até mesmo, estojos de maquiagem. 

Tendo onde armazenar as cinzas, é preciso escolher onde deixar os restos e torcer para não ser visto pelos funcionários. Caso isso aconteça, eles irão simplesmente limpar o local utilizando seus aspiradores de pó. 

Como ressaltou uma porta-voz da Disney ao Wall Street Journal, “esse tipo de comportamento é estritamente proibido e ilegal”, de modo que “os visitantes que tentarem fazer isso serão escoltados para fora do parque.”


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Walt Disney: O triunfo da imaginação americana - 3ª Edição, de Neal Gabler (2020) - https://amzn.to/2IbPgLt

O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar, de Disney Institute (2012) - https://amzn.to/2wjkcH8

Segredos de Walt Disney: Histórias Inéditas, Não Oficiais, Sem Censura E Não Autorizadas Sobre O Reino Mágico, de Jim Korkis (2015) - https://amzn.to/38bYx0E

Você Conhece Walt Disney?, de Whitney Stewart e Nancy Harrison (2015) - https://amzn.to/3aiQYqv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W