Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula vs. Bolsonaro

Lula responde Bolsonaro sobre corrupção: 'Nenhum outro presidente fez mais investigações contra a corrupção''

Primeiro debate presidencial contou com os principais candidatos as eleições 2022

Redação Publicado em 28/08/2022, às 21h36 - Atualizado às 21h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula durante o debate da Band - Reprodução/Vídeo
Lula durante o debate da Band - Reprodução/Vídeo

O primeiro debate das eleições presidenciais 2022 ocorre neste domingo, 28, na Band. Com Lula(PT), Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (UB) e Luiz Felipe d'Avila (Novo), o debate aborda questões cruciais para o próximo presidente que assumir o país, como economia, saúde, fome e mais. 

A primeira disputa direta entre candidatos foi feita por Jair Bolsonaro, atual presidente do país, para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do país. Em sua pergunta, Bolsonaro questionou Lula sobre corrupção. 

"Acho que de vez em quando a gente tem que acreditar que nada acontece por acaso, tinha que ser ele [Bolsonaro] a me perguntar [sobre corrupção]. Isso é importante porque as pessoas precisam saber que inverdades não valem à pena na TV, citar números que são mentirosos também não compensam", respondeuLula. "É importante citar que não teve nenhum presidente que fez mais investigações para apurar corrupção do que nós fizemos". 

Governo Lula

Lula, ao continuar a resposta, também falou sobre feitos do PT durante o seu governo. 

"Foi nos governos do PT que a Petrobras se tornou o que é, meu governo ficou marcado pela maior política de inclusão social, maior geração de empregos, maior aumento de salário mínimo, maior investimento na agricultura. O nosso governo foi o que mais fez investimentos na educação, são 18 universidades federais, 422 escolas técnicas que fez uma revolução nesse país. Meu governo deve ser reconhecido por isso. Quando sai da presidência tínhamos 8,5 milhões de pessoas na Universidade. É exatamente isso que é a marca do meu governo. 51 milhões de hectares de terras disponibilizadas para assentamentos de pessoas nesse país. O menor desmatamento da Amazônia foi feito no meu governo. Foi meu governo que fez acordos com a Noruega e a Alemanha para preservar a Amazônia", continuou Lula.

O petista, então, diz que Bolsonaro'está destruindo' o país, e que os brasileiros sentem saudades do que foi feito por ele. 

"Foi meu governo que deu cidadania ao Brasil nas suas relações internacionais, nunca antes em sua história o Brasil foi tão respeitado no mundo. E foi exatamente no meu governo que fizemos com que o país que não tinha fluxo comercial sequer de 100 bilhões de dólares ultrapasse a marca de 500 bilhões de dólares no comércio exterior. Deixei o país com a economia crescendo a 7,5%. Esse é o país que o atual presidente [Bolsonaro] está destruindo. Portanto, o governo que eu deixei é o que povo tem saudade, e esse país vai voltar a ser assim", finalizou Lula.