Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Luna-25: Confira as primeiras imagens da mais nova expedição lunar russa

Lançado na última quinta-feira, 10, a missão Luna-25 deve chegar à superfície lunar nesta terça-feira, 15

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunatto Publicado em 15/08/2023, às 11h44 - Atualizado às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do módulo lunar Luna-25 - Divulgação/NASA
Representação do módulo lunar Luna-25 - Divulgação/NASA

No começo do mês de agosto, autoridades russas informaram que esvaziariam um vilarejo ao extremo leste do país para que ocorresse o lançamento do módulo lunar Luna-25, a primeira missão espacial russa em quase 50 anos. E toda a missão foi, até o momento, bem-sucedida: Luna-25 foi lançado oficialmente na quinta-feira, 10.

Foi somente neste último domingo, 13, que as primeiras imagens espaciais capturadas pelo Luna-25 foram feitas, e divulgadas na segunda, 14, pelo Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências (IKI RAS). Vale lembrar que esta foi a primeira sonda produzida domesticamente pela Rússia enviada para o espaço na história recente, tendo sido a última, a Luna-24, lançada em 1976 — e trouxe consigo uma amostra de 170 g do solo lunar, segundo o Space.com.

A Luna-25, por sua vez, não realizou nenhuma amostra de solo lunar divulgada até o momento. Em vez disso, o que as autoridades russas obtiveram foram imagens em preto e branco tiradas a cerca de 310 mil km da Terra, onde é possível ver, na estrutura, a bandeira russa e o emblema da missão, além de imagens da Terra e da Lua brilhando em meio à escuridão espacial.

Imagem do módulo lunar Luna-25
Imagem do módulo lunar Luna-25 / Crédito: Divulgação/Госкорпорация «Роскосмос»

Em geral, a análise expressa dos dados das primeiras medições científicas no espaço mostrou que o aparelho automático Luna-25 é um complexo confiável e bem projetado", informou o IKI RAS, em comunicado.

Próximos passos

De acordo com a Revista Galileu, a missão Luna-25 tem, em suas próximas etapas, o propósito de chegar à superfície da Lua nesta terça-feira, 15, e a orbitará por entre cinco e sete dias. Depois, tentará pousar em uma das três grandes crateras do polo sul lunar.

Uma vez definitivamente em solo lunar, a missão trabalhará para tentar analisar o solo da Lua, em busca de possíveis vestígios ou indícios de gelo, e também conduzirá experimentos sobre a atmosfera. Espera-se que a sonda trabalhe por pelo menos um ano.

Colagem com fotografias tiradas pela Luna-25 da Terra e da Lua, respectivamente
Colagem com fotografias tiradas pela Luna-25 da Terra e da Lua, respectivamente / Crédito: Divulgação/Госкорпорация «Роскосмос»