Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto na Turquia

Mãe e recém-nascido são resgatados de escombros de terremoto na Turquia

A mãe e o recém-nascido estiveram por 4 dias sob escombros

Redação Publicado em 10/02/2023, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Á esquerda recém-nascido e à direita mãe - Reprodução / Vídeo
Á esquerda recém-nascido e à direita mãe - Reprodução / Vídeo

Na segunda-feira, 6, cerca de 90 horas após o primeiro dos devastadores terremotos na Turquia, uma mãe e um bebê recém-nascidoforam resgatados depois de 4 dias sob escombros. Esforços para a busca e resgate continuam depois do desastre.

Mesmo em meio ao frio congelante, quatro dias após o terremoto, que diminui as esperanças de encontrar sobreviventes, os esforços para a busca e resgate continuam na Turquia e Síria. A mídia local descreveu a cena como "milagrosa". Imagens mostram o bebê sendo retirado do local durante a noite.

O bebê recém-nascido de nome Yagiz, como informado pela Folha de São Paulo, foi fotografado enrolado em um cobertor sendo levado a uma ambulância para receber tratamento. Já sua mãe, foi retirada em uma maca. Ainda de acordo com a fonte, não houve mais notícias sobre a saúde de nenhum deles.

Segundo o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, em suas redes, a operação de resgate aconteceu na cidade de Samandag. Ainda em imagens obtidas pela agência AFP, é possível ver um homem sendo resgatado. Não é possível saber se ele possui ligação com a mãe e o bebê.

Além do temor inicial de 7,8 graus na manhã de segunda-feira e os centenas de tremores que se seguiram, o que se teme é uma catástrofe secundária, visto que muitas pessoas ficaram desabrigadas e estão sem água, combustível e eletricidade

Outros resgates 

Nos últimos dias, outras histórias de surpreendentesresgates ou fugas estão chamando a atenção da mídia ao redor do mundo. Uma menina nasceu sob um prédio que desabou no noroeste da Síria e milhares de pessoas se ofereceram para adotá-la. 

Outra bebê, de nome "Aya", que significa milagre em árabe, quando foi resgatada ainda estava ligada à mãe — que morreu junto dos outros familiares — pelo cordão umbilical.