Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Recorde

Maior camiseta do mundo feita de recicláveis quebra recorde e entra para o Guinness

A peça foi feita por romenos e foi estendida em um campo de Rugby, inspirada na bandeira nacional

Redação Publicado em 25/05/2023, às 18h44 - Atualizado às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maior camiseta do mundo que quebrou recorde - Reprodução / Guinnes World Records
Maior camiseta do mundo que quebrou recorde - Reprodução / Guinnes World Records

Um grupo conseguiu fabricar a maior camiseta feita de materiais recicláveis do mundo, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da reutilização de materiais, com dimensões impressionantes, equiparadas às de um campo de rugby.

Essa peça gigante possui impressionantes 108,96 metros de comprimento por 73,48 metros de largura e foi criada por meio de uma parceria entre a empresa de marketing Asociatia 11even, o supermercado Kaufland Romênia e alguns voluntários da Federação Romena de Futebol. O feito foi revelado ao mundo em 27 de março, em um campo em Bucareste, na Romênia.

Foram utilizadas mais de 500 mil garrafas plásticas recicladas, para a confecção do tecido, que levaram mais de três semanas para serem coletadas e um mês para serem costuradas. A camiseta não ficou apenas na cor branca, pois a equipe pensou em um estilo que trouxesse destaque. O design foi inspirado na bandeira da Romênia, que usa as cores vermelho, azul e amarelo presentes no símbolo nacional.

A ideia da faixa tricolor na cintura foi inspirada na camisa oficial de 2023 da seleção romena de rugby, segundo a Galileu. A Asociatia 11 teve a ideia de quebrar esse recorde como parte de uma campanha de reciclagem, visando desafiar crianças e adultos em toda a Romênia a não apenas reciclar, mas também fazer parte de um recorde mundial.

Grande time

Foi necessária uma grande equipe para estender a peça no Estádio Nacional de Rugby Arcul de Triumf, para enfim receberem o certificado. Mais de 120 voluntários de clubes de rugby de Bucareste estiveram envolvidos para colocar a camiseta no campo. Além deles, engenheiros também estiveram presentes para ajudar a fixar as mangas, o que foi um grande desafio.

Além de conquistar um lugar no Guinness World Records, a camiseta irá ter outra utilidade. Depois da comprovação do recorde, a equipe doará cerca de 12 mil camisetas de tamanho normal que foram criadas a partir dessa peça gigantesca.