Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Maior fóssil de Triceratops já descoberto, de 66 milhões de anos, irá a leilão

O leilão acontecerá no dia 21 de outubro em Paris e o valor estimado para a venda é extremamente alto

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/09/2021, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O fóssil do Triceratops conhecido como 'Big John' - Divulgação/Binoche et Giquello
O fóssil do Triceratops conhecido como 'Big John' - Divulgação/Binoche et Giquello

Um leilão organizado pelos leiloeiros Binoche et Giquello, em Paris, na França, contará com nada mais nada menos que o maior esqueleto de um fóssil de Triceratops já encontrado. Segundo a CNN, apenas o crânio do espécime tem 2,62 metros de comprimento e 2 metros de largura.

O dinossauro foi apelidado de ‘Big John’ pelos especialistas e tem ainda dois chifres de 1,1 metro de comprimento e 30 centímetros de largura na base. Segundo a casa de leilão, paleontólogos afirmam que os chifres são capazes de suportar impressionantes 16 toneladas de pressão.

É esperado que o fóssil de 66 milhões de anos seja vendido por um valor expressivo no leilão, que está previsto para acontecer no dia 21 de outubro na casa de leilões Drouot, em Paris. A expectativa é que o lance vencedor fique entre 1,2 milhão de euros, o equivalente a R$ 7,3 milhões na cotação atual, e 1,5 milhão de euros, cerca de R$ 9,1 milhões. 

Esqueleto do dinossauro que irá a leilão / Crédito: Divulgação/Binoche et Giquello

O espécime foi encontrado em 2014 pelo geólogo W. Stein Bill. De acordo com as análises paleontológicas, ele viveu no antigo continente insular de Laramidia, onde hoje está o território que vai do Alasca até o México. O dinossauro teria morrido na atual Dakota do Sul, em uma antiga planície de inundação conhecida como formação Hell Creek.

Os especialistas se surpreenderam com os resultados das restaurações realizadas no fóssil, que revelaram seus enormes oito metros de comprimento, rendendo a ele o título de maior encontrado até então. Cerca de 75% do crânio do dinossauro está completo e mais de 60% de todo o esqueleto encontra-se completo.