Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grã-Bretanha

Mais antiga da Grã-Bretanha: Madeira entalhada de 6 mil anos é encontrada

Peça é 2 mil anos mais velha que construção de Stonehenge e foi feita 4,5 mil anos antes da chegada dos romanos na Grã-Bretanha; veja imagens!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 07/06/2023, às 16h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedaço de madeira esculpida mais antiga na Grã-Bretanha - Historic England
Pedaço de madeira esculpida mais antiga na Grã-Bretanha - Historic England

Uma pedaço pesado de madeira de carvalho, encontrado em uma turfeira, é a mais antiga peça esculpida de madeira da Grã-Bretanha. O objeto entalhado possui mais de 6.000 anos. Suas marcas foram feitas por pessoas no final do período Neolítico — ou seja, 2 mil anos antes do misterioso Stonehenge e 4.500 anterior à chegada dos romanos na região. 

O pedaço de madeira, que possui cerca de um metro de comprimento, foi encontrado em uma turfa durante a construção de uma anexo em uma propriedade na vila de Boxford, em Berkshire, no sudoeste da Inglaterra. 

Pedaço de madeira esculpida mais antiga na Grã-Bretanha/ Crédito: Divulgação/Historic England

Especialistas acreditam que o pedaço esculpido de madeira seja 500 anos anterior a outra peça entalhada conhecida da Grã-Bretanha, que foi marcada durante o Neolítico. Esta, por sua vez, foi identificada em Maerdy, no País de Gales. A Historic England datou o achado recente do período mesolítico tardio, que durou entre 4640 a.C. até 4605 a.C..

As marcações

Até o momento, não foi identificado o significado na marcação na madeira, mas constatou-se que a peça é semelhante às decorações vistas em cerâmicas na era neolítica inicial, repercutiu o Daily Mail. 

Os entalhes também lembram as marcas encontradas na peça de madeira esculpida mais antiga que se tem notícia — a estatueta Shigir Idol, encontrada nos montes Urais da Rússia. A peça possui 12.500 anos. 

Pedaço de madeira esculpida mais antiga na Grã-Bretanha/ Crédito: Divulgação/Historic England

É notável que, ao fazer trabalhos de construção de rotina, um pedaço de madeira decorativa de aparência modesta seja o mais antigo já encontrado na Grã-Bretanha", declarou Duncan Wilson, executivo-chefe da Historic England. 

"Descobertas incríveis como essas nos lembram do poder da arqueologia para revelar as narrativas ocultas que nos conectam às nossas raízes", completou. Estudos mais aprofundados sobre o pedaço de madeira esculpido devem ser feitos em breve.