Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Mais antigo exemplo de uso de número decimal é descoberto

Com descobertas em anotações de italiano do século 15, uso de números decimais se faz mais de 150 anos mais antigo do que se pensava

Éric Moreira Publicado em 26/02/2024, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Recorte de anotações de Giovanni Bianchini, com os mais antigos exemplos de números decimais conhecidos - Reprodução/Historia Mathematica
Recorte de anotações de Giovanni Bianchini, com os mais antigos exemplos de números decimais conhecidos - Reprodução/Historia Mathematica

Van Brummelen, professor e reitor da Faculdade de Ciências Naturais e Aplicadas da Universidade Trinity Western, do Canadá, identificou em meio a uma pesquisa de registros de astronomia de entre o fim da era medieval e o início do Renascimento um arquivo escrito bastante inusitado. Isso porque neste documento havia aquele pode ser o uso mais antigo de um número decimal conhecido, no sistema numérico utilizado até hoje.

Até o momento, acreditava-se que o primeiro uso de número decimal teria sido feito por Christopher Clavius, um astrônomo jesuíta de origem alemã, em 1593. Porém, com a descoberta recente em meio a arquivos do astrônomo italiano Giovanni Bianchini, o uso desse recurso métrico se mostra cerca de 150 anos anterior, tendo sido feito por volta dos anos 1440.

+ Primeiras fórmulas de multiplicação já registradas são descobertas na China

Encontrado no 'Compositio instrumenti', de Bianchini, a descoberta foi divulgada no dia 17 de fevereiro no periódico Historia Mathematica. No trecho em que o número é mencionado, conforme a publicação, o astrônomo italiano discorria sobre como poderia ser encontrado o seno e o cosseno de um arco.

A matemática não se desenvolve por si só, como as pessoas frequentemente pensam, mas sim em resposta a situações que surgiram em outros contextos científicos ou até mesmo em negócios ou finanças", afirma Brummelen em comunicado.

Novos rumos matemáticos

Segundo a Revista Galileu, Giovanni Bianchini trabalhou como comerciante, mas também foi professor de matemática e astronomia na Universidade de Ferrara. Além disso, também serviu como astrólogo particular, bem como consultor financeiro, de Leonello d'Este, marquês de Ferrara.

Em outras publicações, Brummelen já mencionou sobre como Bianchinimudou para sempre os rumos da matemática, ao inventar o que se tornaria a função tangente na trigonometria, presente nas calculadoras e extremamente importante em áreas como engenharia, tecnologia e ciências exatas em geral.

+ Teoria dos Jogos: Problema em enigma matemático de 60 anos é solucionado

Vale acrescentar também que sistemas de números decimais já foram descobertos em diferentes civilizações, como antigas culturas do mundo árabe e asiático. Porém, o achado recente se destaca por ser de um sistema decimal que é utilizado até os dias de hoje.