Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mais de 3 mil moedas e 50 joias romanas são desenterradas na Itália

Os achados foram feitos no antigo sítio arqueológico Claterna, levantando hipóteses de uma "Pompeia do Norte"

Redação Publicado em 21/11/2023, às 11h47 - Atualizado em 22/11/2023, às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda e joia romanas descobertas recentemente - Divulgação/Superintendência Bolonha/Roberto Macri
Moeda e joia romanas descobertas recentemente - Divulgação/Superintendência Bolonha/Roberto Macri

Arqueólogos italianos desenterraram em meio a escavações em Claterna, uma antiga cidade romana localizada próxima a onde hoje fica Bolonha, um conjunto de mais de 3 mil moedas e cerca de 50 joias.

As descobertas levam pesquisadores a acreditar que o local pode ter abrigado uma possível "Pompeia do Norte", em referência ao famoso sítio arqueológico soterrado por cinzas e pedras-pome após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.

+ Vítimas da fúria do Vesúvio: Os restos mortais de Pompeia que revelaram curiosidades

Conforme Lucia Borgonzoni, subsecretária do Ministério da Cultura da Itália, em comunicado, a região de Claterna é considerada a "maior área arqueológica não estratificada do norte da Itália". "Dada a importância e a quantidade de descobertas reveladas até agora, provavelmente podemos falar de uma Pompeia do Norte", complementa.

No local foram encontradas milhares de moedas fundidas em prata e bronze e ainda uma outra rara, de prata, conhecida como quinário, cunhada em 97 a.C. pela República Romana.

Este artefato foi encontrado nos restos do corredor de um antigo teatro. Também foram desenterradas dezenas de gemas coloridase gravadas com imagens de uma série de divindades e estruturas importantes para os antigos romanos.

Joia e moeda romanas escavadas em Claterna, na Itália
Joia e moeda romanas escavadas na região da antiga cidade de Claterna, na Itália / Crédito: Divulgação/Superintendência Bolonha/Roberto Macri

Claterna

Antes das escavações recentes, em Claterna já foram descobertos fórum, ruas, uma habitação com mosaicos multicoloridos e banhos romanos. Graças ao quinário, arqueólogos descobriram que o teatro escavado foi construído perto do final do século I a.C., e também que a cidade provavelmente foi um importante "centro de comércio" para os antigos romanos, segundo o comunicado do Ministério da Cultura da Itália.

Agora, as escavações no local devem continuar ocorrendo, visto que apenas cerca de um décimo de toda a Claterna já foi explorado. O Ministério ainda espera poder restaurar o teatro para que volte a ser utilizado no futuro.