Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Teatro do imperador romano Nero é desenterrado na Itália

Teatro de dois mil anos, onde Nero ensaiava poesia e música, era descrito em textos antigos, mas jamais havia sido encontrado

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 29/07/2023, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ruínas do teatro romano de Nero - Reprodução/Video/New York Post
Ruínas do teatro romano de Nero - Reprodução/Video/New York Post

Na última quinta-feira, 27, arqueólogos italianos anunciaram uma descoberta "excepcional": as ruínas do teatro particular que pertenceu ao imperador romano Nero — que governou entre 54 e 68 d.C.

O achado foi feito perto de onde hoje está localizada a Brasília de São Pedro, a poucos metros do Vaticano. No local, descrito em diversos textos antigos, como os escritos por Plínio, O Velho, o imperador ensaiava poesia e música.

Colunas de mármore do teatro de Nero/ Crédito: Reprodução/Video/Euronews Culture

Apesar dos registros, o paradeiro do teatro de Nero jamais havia sido encontrado. Mas tudo mudou com o anúncio feito por Daniela Porro, superintendente especial de Roma.

Outros achados

As escavações na região fazem parte de um projeto de revitalização do Palazzo della Rovere na Via Della Conciliazione, que transformará parte do edifício, datado do período renascentista, em um hotel que deverá ser inaugurado em 2025.

Conforme repercutido pela CNN Brasil, o teatro de Nero possui colunas elegantes de mármore e decorações folheadas a ouro. Além disso, o local conta com depósitos que eram usados para guardar restos de figurinos e cenários que eram usados nas apresentações.

Artefatos achados no teatro de Nero/ Crédito: Reprodução/Video/Euronews Culture

As buscas, que abrangem a extensão de um quarteirão, foram responsáveis por revelarem outros achados como taças de vidro coloridos e pedaços de cerâmica que, em um primeiro momento, foram datados do século 10.

É uma escavação soberba, com a qual todo arqueólogo sonha", celebrou Marzia Di Mento, arqueóloga responsável pela escavação. "Ser capaz de cavar nesta área construída e historicamente rica é tão raro."