Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Carnaval

Mais de 800 pessoas se afogaram na praia de Copacabana somente no Carnaval

Em apenas 5 dias, houve 814 registros de afogamentos em Copacabana; Em todo o estado do Rio, foram 1646 resgates

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 23/02/2023, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A praia de Copacabana - Getty Images
A praia de Copacabana - Getty Images

Durante o Carnaval, muitas foram as ocorrências de pessoas se afogando em praias do Rio de Janeiro. Em todo o estado, foram 1.646 resgates em cinco dias, sendo 814 somente na praia de Copacabana, região que lidera o ranking.

Infelizmente, um desses casos resultou em morte. Trata-se de Karina Amaro, turista de Juiz de Fora de 33 anos, que trabalhava como faxineira.

Ela, que havia acabado de chegar no Rio para aproveitar as celebrações, acabou se afogando em um dia de mar agitado. Porém, como informou o portal de notícias G1, bandeiras vermelhas estavam presentes na areia, sinalizando o alto risco de afogamento.

Como destacou o major do Corpo de Bombeiros Fábio Contreiras, ouvido pelo G1, os banhistas devem sempre evitar nadar quando houver esse tipo de sinalização.

Jamais entre no mar em locais de bandeira vermelha, pois lá existem as famosas valas, que são fortes correntes de retorno. Prefira sempre as bandeiras verdes. Em último caso, a bandeira amarela", disse o major.
Outra coisa muito importante é não misturar bebida alcóolica com mergulho no mar. Os nossos reflexos ficam mais lentos e o nosso equilíbrio muito prejudicado. O que aumenta o índice de afogamentos", apontou.

Prevenção

De acordo com a fonte, em todo o período do verão, são feitas ações de prevenções nas praias do estado. Nesse último carnaval, foram 120 mil ações, sendo 20 mil apenas em Copacabana.

"Procure ficar próximo de um posto de guarda-vidas. Lá, você poderá ser orientado sobre o melhor local pro banho", disse Contreiras, que alertou: "Se você for surpreendido por uma vala, não tente voltar para a areia em linha reta. Procure flutuar e acenar para o guarda-vidas. E caso consiga nadar, vá para os lados até que você se afaste da vala".