Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Massacre de Munique

Massacre de Munique: Alemanha irá reavaliar atentado aos Jogos Olímpicos de 1972

Alemanha criará comissão para reavaliar atentado aos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, quando 11 atletas israelenses foram mortos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 21/04/2023, às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de vítimas do ataque em Munique - Getty Images
Fotografia de vítimas do ataque em Munique - Getty Images

Durante os Jogos Olímpicos de Munique de 1972, o grupo palestino Setembro Negro fez membros da delegação de Israel reféns na vila dos atletas. As tentativas de resgate fracassaram e um confronto armado aconteceu, o que culmino com a morte de 11 israelenses, cinco homens palestinos armados e um policial alemão. 

Nesta sexta-feira, 21, a ministra do interior, Nancy Faeser, anunciou que o governo alemão nomeou uma comissão para reavaliar os ataques. E intenção é de que a nova investigação responda questões que ficaram sem respostas. 

Por muitos anos, houve falta de compreensão ou reavaliação dos eventos, transparência sobre eles ou aceitação da responsabilidade por eles", disse Faeser

Segundo recorda o G1, quando o atentado completou 50 anos, em setembro de 2022, Frank-Walter Steinmeier, presidente da Alemanha, se desculpou publicamente pela morte dos atletas. No mesmo ano, o governo do país entrou em acordo com familiares das vítimas israelenses para o pagamento de uma compensação financeira no valor de 28 milhões de euros. 

Atentado aos Jogos Olímpicos de Munique

O ataque aos Jogos Olímpicos de Munique é considerado o maior ato terrorista cometido durante um evento esportivo. O caso ocorreu 15 dias após o início da competição, disputada no território que fazia parte da Alemanha Ocidental

Na ocasião, oito membros do grupo Setembro Negro invadiram a vila dos atletas e se dirigiram ao prédio que abrigava os competidores israelenses. A organização terrorista fez 11 deles reféns. Para liberá-los, foi exigido o pagamento de 250 presos palestinos, algo negado pelo governo de Israel. 

Cerca de 24 horas depois, três helicópteros chegaram à Vila Olímpica para levar os terroristas e os reféns para o aeroporto de Fuerstenfeldbruck; de onde seriam encaminhados para a Tunísia — como parte do acordo feito nas negociações. 

Após os helicópteros alçarem voo, porém, atiradores de elite do Exército alemão entraram em ação e um tiroteio começou. Pouco depois, uma explosão aconteceu em um dos helicópteros. A troca de tiros culminou com a morte de todos os reféns. 

Os Jogos Olímpicos de Munique foram suspensos por um dia devido ao ataque, o que gerou uma mudança protocolar na coordenação olímpica; visando uma maior segurança dos competidores.