Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Material didático

Material didático do governo Tarcísio diz que D. Pedro II assinou a Lei Áurea

Especialistas encontraram erros em todas as disciplinas e em todos os níveis de ensino

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/09/2023, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O governador Tarcísio de Freitas - Wikimedia Commons/Governo do Estado de São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas - Wikimedia Commons/Governo do Estado de São Paulo

O conteúdo didático produzido pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e distribuído nas escolas estaduais de São Paulo apresenta uma série informações incorretas, incluindo a afirmação de que a Lei Áurea, de 1988, foi assinada por dom Pedro II e a alegação de que a cidade de São Paulo possui praias.

Esse material, elaborado por uma equipe da Secretaria de Educação sob a liderança de Renato Feder, começou a ser distribuído às escolas em abril deste ano, alcançando mais de 3 milhões de alunos.

Anteriormente, Renato Feder havia anunciado que não receberia mais livros didáticos do governo federal, a fim de que os professores tivessem apenas o material didático de sua própria pasta como opção. Contudo, diante da intensa reação negativa, o governo recuou dessa decisão. Ao UOL, a pasta admitiu os erros e se comprometeu a corrigir as lições.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a informação incorreta sobre a abolição da escravidão está presente no material de história destinado aos alunos do 8º ano do ensino fundamental. Além disso, a alegação de que a cidade de São Paulo possui praias também faz parte do conteúdo de história.

Erros diversos

Também é importante destacar que diversos especialistas de diferentes áreas identificaram uma série de erros gramaticais, conceituais e metodológicos, os quais foram encontrados em todas as disciplinas e em todos os níveis de ensino.