Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Médico

Médico salva passageiro em voo durante jogo da Argentina

O médico, que torce para a Argentina, salvou o passageiro de um infarto usando a camisa da seleção

Redação Publicado em 12/12/2022, às 16h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Médico que resgatou passageiro - Reprodução/ Redes Sociais/ Facebook
Médico que resgatou passageiro - Reprodução/ Redes Sociais/ Facebook

Na última sexta-feira, 9, um médico que torcia para a Argentina estava no voo Aerolíneas Argentinas que saiu de Buenos Aires e tinha como destino Posadas salvou um viajante de um infarto. Segundo o jornal local Primeira Edición, via UOL, o ocorrido foi durante o jogo das  quartas de finais da Copa do Mundo de 2022 entre Argentina e Holanda

O avião passava por uma turbulência quando um homem chileno, de 65 anos, começou a se sentir mal. O homem chegou a notificar a tripulação que não estava bem, e foi avisado que assim que a aeronave estabilizasse ele iria ser atendido. 

Ao ser socorrido, os funcionários do voo perguntaram se havia algum médico a bordo. Foi quando um profissional, que preferiu não ser identificado, se apresentou, vestindo uma camisa da seleção argentina marcando o número 10. 

O médico 

"Foram momentos de muita angústia porque sabíamos que um passageiro tinha um problema, mas não podíamos fazer nada porque a turbulência era muito forte. Foram cenas de pânico e muita angústia", disse o médico, que completou: "Quando me aproximei do homem e consegui falar com ele, notei que a situação era típica de um infarto. Ele era diabético e hipertenso, sem exames médicos recentes." 

A tripulação auxiliou o médico no que foi necessário, levando a ele medicamentos e possíveis equipamentos que poderiam ser utilizados no socorro. Ainda, o piloto da aeronave disse que poderia fazer um pouso em uma cidade mais próxima, mas não foi necessário, pois o passageiro pediu para aguardar a evolução do quadro, tendo em vista que já havia sido medicado. 

O médico ainda contou parte do procedimento de socorro que fez: "Fiz uma via para que ele poder respirar porque a saturação estava muito baixa, colocamos oxigênio e remédios para esses casos. As dores começaram a diminuir e conseguimos completar a viagem".

Ainda, o homem que socorreu a vítima contou sobre a repercussão do caso entre os amigos: "Meus amigos e conhecidos souberam do ocorrido pelas redes sociais e começaram a me ligar, mas eu só fiz algo para o qual sou treinado”. 

Segundo o médico, o passageiro aterrissou em Posadas "totalmente lúcido" e foi aplaudido pelos viajantes que estavam no voo.