Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Médico

Médico surpreende ao doar um dos seus rins para paciente nos Estados Unidos

Médico no Estados Unidos doou um de seus rins para paciente

Redação Publicado em 25/08/2022, às 17h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de médicos em uma cirurgia. - Divulgação/Pixabay
Imagem ilustrativa de médicos em uma cirurgia. - Divulgação/Pixabay

Segundo jornal 'NBC News', o médico nefrologista americano Arjang Djamali doou o seu próprio rim para um de seus ex-pacientes que conheceu há 8 anos em Wisconsis, Estados Unidos.

Em 2014, John Jartz descobriu que tinha uma doença renal policística que acaba gerando pressão alta, dor nas costas ou nas laterais e acaba inchando o abdômen.

O paciente já estava ciente de que em algum momento seria necessário realizar um transplante de rim. Após ele e sua esposa visitarem vários centros especializados nesse tipo transplantes, o casal encontrou o centro do doutor Djamali.

Segundo o UOL, na entrevista que Jartz cedeu ao jornal norte-americano, ele comenta que teve um sentimento "incomum" pelo médico e sua equipe, "ele parecia um cara divertido, alguém com quem você realmente gostaria de conversar".

O médico disse que esse sentimento era recíproco, "quando ele disse que queria ser tratado pela gente, isso significou muito para mim, porque nós, como médicos, somos seres humanos."

Doação de rim

Em 2019, a clínica que prestava suporte a Jartz informou que realmente seria necessária uma doação de rim.

No final de 2021, Djamali contou ao seu paciente que teria encontrado um doador para ele, ao questionar o médico sobre quem era, Jartz se surpreendeu ao saber que o seu próprio médico seria o doador. Ambos possuem o tipo sanguíneo B, algo primordial para realizar o transplante de órgãos.

No dia 29 de junho deste ano, a cirurgia foi finalizada, os cirurgiões removeram o rim direito do médico e colocaram dentro de Jartz. No mesmo momento, o órgão começou a funcionar.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.