Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Doença do tatu

Doença do tatu: garoto de 16 anos morre no interior do Piauí após 8 dias na UTI

Além da vítima, outros dois jovens foram infectados pela doença do tatu, na ocasião

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/08/2022, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de um tatu, animal que pode transmitir a doença do tatu para humanos que entrem em contato - Foto por Светлана pelo Pixabay
Fotografia de um tatu, animal que pode transmitir a doença do tatu para humanos que entrem em contato - Foto por Светлана pelo Pixabay

Um adolescente de 16 anos morreu no último sábado, 20, na cidade de Simões, no interior do Piauí. Ele, que estava acompanhado de um irmão, de 14 anos, e um amigo de 22, foram contaminados pela bacteria Paracoccidioides brasiliensis, mais conhecida simplesmente como 'doença do tatu'.

Atualmente, o amigo da vítima se encontra internado em uma semi-UTI no hospital Justino Luz, na cidade de Picos — com dificuldades para respirar, segundo boletim da instituição de saúde —, enquanto o irmão é monitorado em sua residência. O jovem que não resistiu também chegou a ser internado na UTI do hospital de Picos, mas não resistiu.

A Secretaria de Saúde da cidade de Simões, por sua vez, informou que a doença foi contraída pelos jovens enquanto tiveram contato com tocas de tatus durante uma caçada, há cerca de um mês. Segundo o prefeito do município, Zé Wlisses, essa não foi a primeira vez que a doença foi registrada no local.

Há uma cultura de caçar tatu e algumas pessoas vendem as carnes. O local onde teriam sido contaminados pelo fungo é em uma área de uma serra na região", disse o prefeito, como informado pela UOL.

Como é a doença?

José Noronha, médico infectologista e diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, na cidade de Teresina, explicou ainda com funciona a doença do tatu e afirmou ser um problema exclusivo de algumas regiões.

O fungo fica na toca, que é abrigo do tatu. Com a caça ilegal, [a pessoa] acaba inalando os esporos, liberados pelo ar e geralmente ocorre a infecção. O ideal é não fazer caça do tatu, até porque é ilegal", explica.
Fotografia de tatu saindo de sua toca
Fotografia de tatu saindo de sua toca / Crédito: Foto por Myléne pelo Pixabay

Segundo o Ministério da Saúde, ainda, a doença é uma das principais causas de mortes por doenças infecciosas e parasitárias do país. Entre seus sintomas, destacam-se lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, linfonodomegalia (ínguas), comprometimento pulmonar e emagrecimento.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.