Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Médicos do Japão anunciam transplante de pulmão em paciente afetada pela Covid-19

A transplantada recebeu partes de tecido pulmonar de doadores vivos

Penélope Coelho Publicado em 10/04/2021, às 08h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de pulmão - Divulgação/Pixabay
Imagem ilustrativa de pulmão - Divulgação/Pixabay

De acordo com informações publicadas na última sexta-feira, 9, pelo portal de notícias G1, médicos do Japão anunciaram o sucesso da primeira cirurgia de transplante de pulmão em uma paciente com complicações causadas pela Covid-19, que recebeu tecido pulmonar de doadores vivos.

Segundo revelado na publicação, a mulher transplantada apresentou lesões graves no órgão. Mesmo após se curar do vírus, seus pulmões já não eram mais funcionais.

Sabe-se que no Japão transplantes realizados com pulmões de doadores que tiveram morte cerebral acontecem, mas, são raros. Por isso, os médicos responsáveis acreditam que a opção da doação de partes do órgão através de doadores vivos seja mais viável no país.

"Demonstramos que agora temos a opção [...] É um tratamento que dá esperança para os pacientes", revelou o cirurgião torácico Hiroshi Date, médico que comandou a operação.

A paciente em questão recebeu parte do pulmão esquerdo de seu marido e parte do pulmão direito de seu filho. A cirurgia durou cerca de 11 horas e atualmente a mulher está estável e se recuperando, como revelou o Hospital Universitário de Quioto.