Notícias » Saúde

Médicos encontram cogumelos crescendo em corpo de homem que injetou a substância

De acordo com relatório, o cidadão sofre de transtorno bipolar e estava tentando ‘se curar’ ao injetar o fungo em si mesmo

Penélope Coelho Publicado em 14/01/2021, às 09h26

Imagem meramente ilustrativa de cogumelos alucinógenos
Imagem meramente ilustrativa de cogumelos alucinógenos - Wikimedia Commons

De acordo com informações publicadas na noite da última quarta-feira, 13, pelo UOL, médicos norte-americanos publicaram no início dessa semana um relatório chocante no periódico Journal of the Academy of Consultation-Liaison Psychiatry.

Trata-se do caso de um paciente de 30 anos, que não teve o nome revelado. Na ocasião, o cidadão foi encaminhado para um hospital apresentando sintomas como vômito e febre, após alguns exames, os médicos encontraram cogumelos alucinógenos crescendo nas veias do cidadão.

Segundo o relatório, o homem sofre de transtorno bipolar e não tomava os medicamentos adequados, por isso, resolveu se automedicar a fim de diminuir os sintomas causados por seu transtorno e se curar de seu vício em opioides.

Após pesquisar sobre o assunto, o cidadão resolveu então fazer o uso de cogumelos psicodélicos. O homem ferveu os fungos na água e injetou o líquido por via intravenosa. Posteriormente, passou a apresentar sintomas e foi levado para o hospital por sua família.

De acordo com os médicos, a atitude do paciente resultou em lesões no fígado e rins, os órgãos apareciam apresentar falência. O homem passou 22 dias internado — oito deles na UTI — recebendo tratamento com antibióticos e antifúngicos.

Os médicos, por sua vez, fizeram um alerta no relatório, falando sobre os perigos da automedicação: "O caso relatado ressalta a necessidade de educação pública contínua em relação aos perigos inerentes ao uso desta e de outras drogas, de maneiras diferentes das prescritas".