Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alexei Navalny

Médicos tentaram reanimar Navalny por meia hora, alega agência estatal russa

Segundo um veículo de notícias controlado pelo governo da Rússia, uma equipe médica chegou à cela de Navalny com rapidez e passou 30 minutos tentando trazê-lo de volta

Redação Publicado em 16/02/2024, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Navalny durante campanha em 2013 - uploads/personagem/alexei_navalny.jpg
Navalny durante campanha em 2013 - uploads/personagem/alexei_navalny.jpg

Alexei Navalny, ativista político e mais famoso crítico de Vladimir Putin, faleceu nesta sexta-feira, 16, aos 47 anos. Ele estava cumprindo uma sentença de quase 20 anos em uma das prisões mais severas da Rússia — situada em uma região remota onde as temperaturas chegam a 30 graus Celsius negativos.

O opositor veio a óbito após fazer uma caminhada e sentir um mal-estar súbito que terminou levando-o à inconsciência. Já segundo informações repercutidas pela Interfax, uma agência estatal de notícias (que é controlada pelo governo russo), Navalny recebeu atendimento médico imediato. 

A equipe de profissionais da área da saúde teriam chegado até a penitenciária em apenas 7 minutos, e passado a meia hora seguinte tentando reanimar o homem, que foi condenado por "terrorismo" e "extremismo", mas era considerado como um "preso de consciência" pela Anistia Internacional.

Questionamentos 

As alegações do veículo estatal, vale apontar, estão sendo questionadas por jornalistas e ativistas pelos direitos humanos da Rússia. Isso pois a colônia prisional onde o opositor de Putin era mantido fica a 35 quilômetros de distância da cidade mais próxima, conforme repercutiu o The Kyiv Independent.