Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-História

Megalodon: Estudo revela verdadeiro tamanho do maior tubarão que já existiu

Pesquisadores ingleses divulgam um impressionante resultado sobre o enorme animal marinho, que viveu há milhões de anos

Alana Sousa Publicado em 03/09/2020, às 12h30 - Atualizado às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena não realista do filme Megatubarão (2018) - Divulgação/Warner Bros.
Cena não realista do filme Megatubarão (2018) - Divulgação/Warner Bros.

Por centenas de anos um dos animais pré-históricos que causam mais fascínio é o gigante tubarão Megalodon. Detalhes sobre o lendário monstro marinho circulam até os dias de hoje, mesmo que ele tenha vivido há aproximadamente três milhões de anos. Agora, um novo estudo revelou o que se acredita ser o verdadeiro tamanho desse bicho.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Swansea e pela Universidade de Bristol estudou parentes vivos do tubarão que apresentam semelhanças ecológicas e fisiológicas para chegar ao impressionante resultado. “Esse era o projeto dos meus sonhos. Mas estudar o animal inteiro é difícil, considerando que tudo o que realmente temos são muitos dentes isolados”, revelou Jack Cooper, da Universidade de Swansea.

Modelo das mandíbulas do Megalodon / Wikimedia Commons

Os pesquisadores estimam que o enorme tubarão tivesse 16 metros de comprimento, sendo que sua cabeça media 4,65 metros e, sua cauda, cerca de 3,85 metros de altura. As barbatanas do animal marinho alcançavam 1,62 metros — quase do tamanho de um ser humano adulto.

Para comparação, hoje, o tubarão mais temido é o tubarão-branco, medindo pouco mais de seis metros. Como o monstro pré-histórico tinha mais que o dobro desse comprimento, sua força de mordida podia chegar a mais de dez toneladas.

O estudo buscou não só apontar o comprimento do Megalodon, que já era alvo de suposições de especialistas, mas também trouxe à tona as espessuras de outras partes do corpo do animal. O que já era difícil de acreditar, depois dessas conclusões, se tornou ainda mais incrível.