Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Recorde

Menino de 13 anos quebra recorde ao se tornar o biólogo molecular mais novo do mundo

O garoto, originário do México, teve uma infância peculiar e chegou a constranger professores com sua inteligência

Redação Publicado em 29/05/2023, às 14h51 - Atualizado às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ian Emmanuel González Santos com familiares e amigos - Reprodução / Redes Sociais
Ian Emmanuel González Santos com familiares e amigos - Reprodução / Redes Sociais

Um adolescente mexicano se destacou ao se formar como o biólogo molecular mais jovem do mundo aos 13 anos pela Universidade de Guadalajara, no México. Com uma paixão pela biologia desde cedo, ele quebrou vários recordes e já possui um mestrado em seu currículo.

Ian Emmanuel González Santos, natural de Puerto Vallarta, teve uma infância incomum em comparação com outras crianças. Segundo o portal mexicano "Nación321", aos três anos ele já lia e falava perfeitamente.

Aos sete anos, Ian começou a trabalhar em um estudo sobre regeneração de melanócitos (células produtoras de melanina que são responsáveis pela pigmentação da pele) em pacientes com vitiligo (doença que causa despigmentação). Embora sua inteligência fosse excepcional para a idade, ele enfrentou dificuldades na escola, de acordo com sua mãe.

Muitas vezes me disseram não e superei os obstáculos. Eles me disseram uma vez na escola dele que ele tinha um problema de déficit de atenção e um problema cognitivo. As escolas não estão preparadas para o diagnóstico, acompanhamento ou suporte para crianças com alta capacidade”, relatou a mãe ao jornal.

Nova conquista

Devido às limitações da escola em responder às perguntas de Ian, ele foi retirado do ambiente escolar e começou a estudar em casa, como mencionado pelo jornal, via CNN Brasil.

O garoto conheceu Francisco Josué Carrilo Ballesteros, um professor de Ciências Exatas e Engenharia da Universidade de Guadalajara, aos nove anos de idade. O homem o convidou para assistir a uma aula no ambiente universitário, e foi nesse momento que Ian percebeu que aquele era o seu lugar. Após obter seus certificados de ensino fundamental e médio, conseguiu iniciar sua graduação.

Agora, aos treze anos, ele se tornará o estudante mais jovem na história da Universidade de Guadalajara a se formar com um mestrado em biologia molecular.  Ian já faz planos para iniciar um doutorado e sonha em descobrir curas para doenças e ajudar pessoas, ainda de acordo com o jornal.