Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mickey

Mickey entrou em domínio público? Entenda o que mudou

Nas redes sociais, a informação de que o Mickey entrou em domínio público chama atenção de internautas; personagem é símbolo da Walt Disney Studios

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 01/01/2024, às 12h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O personagem Mickey Mouse - Divulgação/Disney
O personagem Mickey Mouse - Divulgação/Disney

Lançado em 1928, foi o curta-metragem 'Steamboat Willie' ('O Vapor Willie') que apresentou um dos personagens mais famosos da História. Na animação sem diálogos, o público conferiu pela primeira vez os traços que eternizariam Mickey e Minnie na história da animação. 

No entanto, a primeira versão do ratinho mais famoso do entretenimento agora chama atenção por um detalhe curioso: foi expirado o copyright da Disney. Assim, a figura do personagem mostrada no curta entrou em domínio público nos Estados Unidos.

Como resultado, as imagens iniciais dos personagens Mickey e Minnie foram disponibilizadas e profissionais do ramo, como cartunistas, podem criar trabalhos baseados nessas versões.

De acordo com a lei de direitos autorais vigente nos Estados Unidos, os direitos a respeito de personagens são mantidos por 95 anos. Com isso, os ratinhos mostrados no curta de 1928 passaram a seguir o domínio público no primeiro dia do novo ano.

Ainda sobre a lei que define os direitos autorais, chama atenção que a Disney teve grande importância na determinação do prazo de direitos autorais para um período total de 95 anos, uma vez que foi chamada de 'Lei de Proteção do Mickey Mouse'. 

A versão do Mickey Mouse que entrou em domínio público /Crédito: Divulgação/Disney

Versão moderna

No entanto, a Disney alerta para um fato: a versão moderna do Mickey, que é amplamente utilizada pela companhia, ainda é protegia pelos direitos autorais. Ou seja, não é possível utilizar elementos da versão atual do personagem famoso.

"Vamos, é claro, continuar a proteger nossos direitos nas versões mais modernas do Mickey Mouse e em outras obras que permanecem sujeitas a direitos autorais", destacou a companhia em comunicado repercutido pela BBC News.

Quando comparado com a versão moderna que estampa os produtos da Disney, o Mickey de 'Steamboat Willie' está em preto e branco, não conta com as icônicas luvas ou até mesmo os sapatos amarelos enormes. Além disso, os olhos são menores e sem pupilas.