Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Suíça

Milionário britânico pede aos governos para pagar mais impostos

O movimento ganha força entre os chamados 'milionários patriotas', que pedem para os governos mais tributos aos donos de grandes fortunas

Redação Publicado em 19/01/2023, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O milionário Phil White protesta pelo pagamento de taxas em Davos, na Suíça. - Reprodução/YouTube/AFP
O milionário Phil White protesta pelo pagamento de taxas em Davos, na Suíça. - Reprodução/YouTube/AFP

Na última quarta-feira, 18, durante o fórum anual econômico em Davos, na Suíça, o milionário britânico Phil White pediu para que os governos aumentem os tributos para os donos de grandes fortunas como ele. O movimento dos denominados “milionários patriotas”, que já somam mais de 200 integrantes, tem ganhado força através de petições

White declarou em entrevista à agência de notícias AFP, durante as ações no Fórum Econômico Mundial (WEF), que se preocupa com os impactos causados pela pandemia de Covid-19 na população e com o fato dos ricos estarem ganhando ainda mais dinheiro:

Estou muito feliz de pagar mais impostos, quero que meu governo taxe a mim e pessoas como eu. Deveríamos reduzir os níveis de riqueza. E os governos deveriam tributar a riqueza para reduzir as desigualdades". 

Ele ainda acrescentou que o aumento das taxas deveria variar entre 1% e 2% ao ano nos valores estimados de quatro ou cinco milhões:

Não é uma quantia enorme de dinheiro. Com o tempo, isso começaria a corroer essa riqueza extrema e esperamos que volte a unir a sociedade".

Milionários Patriotas 

Conforme publicado no portal G1, o movimento dos Milionários Patriotas, que tem a participação do ator Mark Ruffalo, o “Hulk” nos filmes da Marvel, divulgou no Twitter uma foto em que Phil White e Marlene Engelhorn mostram a carta aberta com a solicitação de aumento dos tributos:

A história das últimas 5 décadas é uma história de riqueza fluindo para lugar nenhum, exceto para cima. A solução é simples. Vocês, nossos representantes globais, têm que tributar a nós, os ultra-ricos, agora".

Em outro trecho, o texto ressalta:

Nos primeiros dois anos da pandemia, os 10 homens mais ricos do mundo dobraram sua riqueza, enquanto 99% das pessoas viram sua renda cair. Bilionários e milionários viram sua riqueza crescer em trilhões de dólares, enquanto o custo de uma vida simples agora está paralisando famílias comuns em todo o mundo".