Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Militar russo que disparou de blindado é condenado a 10 anos de prisão, na Ucrânia

O homem foi detido em fevereiro, quando a invasão da Ucrânia teve início

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/08/2022, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de blindado - Foto de Military_Material, via Pixabay
Imagem ilustrativa de blindado - Foto de Military_Material, via Pixabay

Na última segunda-feira, 8, um sargento russo foi condenado a 10 anos de prisão, por um tribunal ucraniano, por ter disparado de um blindado contra um edifício residencial, segundo informações dos serviços de segurança ucranianos (SBU).

Detido no início da invasão russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, o sargento Mikhail Kulikov foi declarado culpado, por um tribunal de Chernihiv, o norte do país, por "violar as leis e práticas de guerra".

De acordo com o SBU, o militar "cruzou a fronteira com a Ucrânia a partir de Belarus em 24 de fevereiro” e, logo depois, teria avançado sobre a capital regional e “bombardeou localidades”.

O SBU afirmou que "em 26 de fevereiro, sob a ordem de seu comandante, ele disparou contra um edifício residencial de 11 andares com civis. Vários andares foram destruídos”. E ainda acrescentou que Kulikov teria sido detido logo após a interceptação do blindado.

Outros casos

O suboficial russo Vadim Shishimarin, de 21 anos, foi condenado em maio pela Justiça ucraniana à prisão perpétua, pelo assassinato de um civil. Desde o início da invasão, ele foi o primeiro militar russo a ser julgado por crime de guerra. Sua sentença foi reduzida devido a uma apelação a 15 anos de prisão.

Além dele, mais outros dois soldados foram condenados a 11 anos de prisão, soba acusação de terem bombardeado habitantes de Kharhiv, o primeiro dia de guerra, segundo informações do Uol.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.