Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Moradores de Veneza resistem à taxa para turistas

Centenas de cidadãos venezianos protestaram contra a taxa de ingresso para turistas na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 12

Redação Publicado em 12/09/2023, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidade de Veneza, na Itália - Getty Images
Cidade de Veneza, na Itália - Getty Images

Nesta terça-feira, 12, 200 cidadãos de Veneza foram para as ruas da cidade italiana protestar contra a aplicação de uma taxa de ingresso para turistas. Os manifestantes se dirigiram a Câmara Municipal, que estava realizando a votação do projeto. 

A iniciativa, que está em análise para sua fase experimental, foi elaborada pela prefeitura de Veneza, e visa estabelecer um processo de reserva online e pagamento para turistas acessarem a cidade. 

Conforme repercutido pelo UOL, o objetivo deste projeto é desencorajar os turistas que ficam apenas um dia na cidade. A “contribuição de acesso”, como definiu o prefeito da cidade de Veneza, Luigi Brugnaro, será cobrada a partir de 2024, durante um período teste de 30, que inclui feriados prolongados e finais de semana durante o verão. 

Esta cidade não deve virar um museu, somos contrários. O ticket não nos salvará. Queremos casas, trabalho, aluguéis baixos”, afirmaram os manifestantes durante a manifestação. 

Taxa de acesso

Uma vez aprovado, o projeto exige que todas as pessoas físicas com mais de 14 anos paguem uma taxa de 5 euros, ou R$26, para passar o dia na cidade.

Porém, alguns grupos serão isentos deste ticket, como turistas que se hospedarem na cidade, moradores de Vêneto, quem for à região em busca de atendimento médico ou durante competições esportivas e companheiros, familiares de até terceiro grau ou cônjuges de residentes de Veneza.