Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alberto da Costa e Silva

Morre Alberto da Costa e Silva, diplomata e especialista na história da África

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Alberto da Costa e Silva faleceu neste domingo, 26, aos 92 anos, no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 26/11/2023, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alberto da Costa e Silva - Reprodução/Vídeo/Youtube
Alberto da Costa e Silva - Reprodução/Vídeo/Youtube

Faleceu neste domingo, 26, aos 92 anos, o diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, ABL, Alberto da Costa e Silva. Ele era um dos mais renomados intelectuais do Brasil e especialista na história da África, na qual atuou como embaixador do Brasil durante quatro anos, na Nigéria e Benin.

De acordo com as informações divulgadas, Alberto faleceu de causas naturais nesta madrugada. Ele se encontrava em sua casa, no Rio de Janeiro. Muito além de diplomata, Alberto foi um dos maiores nomes do Brasil a respeito do conhecimento sobre a história da África. No total, escreveu mais de 40 livros, divididos entre: poesia, história, ensaio e memória.

Membro da ABL

Em vida, também ocupou a cadeira de nº 9 na Academia Brasileira de Letras. Foi eleito para a ABL em 2000, na sucessão de Carlos Chagas Filho. Ainda na academia, também atuou como secretário-geral, primeiro-secretário e diretor das bibliotecas. Ao mesmo tempo, também foi o sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa da História.

A atriz e apresentadora Regina Casé lamentou a morte do intelectual. "Estou no meio do trabalho, apesar de ser domingo desde cedinho, e também no meio de tanta festa... Mas mesmo com tanto trabalho e tanta festa, tenho que parar nesse cantinho para falar que se apagou um grande farol da minha vida. Um cara muito importante para mim. Alberto da Costa e Silva pagou fisicamente, mas ficam todos os livros, cursos que eu fiz e principalmente uma amizade calorosa, amorosa, onde eu aprendi tanto. Sempre adorei o Alberto. Vai me fazer uma falta enorme e ao Brasil mais ainda", escreveu ela através dos Stories, do Instagram.