Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mali

Morre ex-ditador do Mali, Moussa Traoré

O tirano ficou no poder durante mais de 20 anos e era tido como um guru político

Caio Tortamano Publicado em 15/09/2020, às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-ditador do Mali, Moussa Traoré - Wikimedia Commons
Ex-ditador do Mali, Moussa Traoré - Wikimedia Commons

Faleceu hoje, 15, o ex-ditador do Mali, Moussa Traoré, aos 83 anos de idade. O homem comandou o país do final da década de 60 até o início dos anos 90, e só foi retirado do poder com outro golpe, também executado por militares. A causa da morte não foi especificada pela família.

Traoré era tenente quando subiu ao poder em 1968, sendo o principal líder de um golpe de Estado que tirou Modibo Keita da presidência do país, apenas 8 anos depois do país conquistar a independência da França. Depois de destituído, o ditador foi condenado a morte.

O Mali passa por uma constante crise de segurança, política e economia. Desde a independência do país, tiveram que passar por quatro golpes de Estado, tendo sido o mais recente em agosto de 2020.

No poder até 1991, Traoré passou a ser considerado um guia para os políticos locais, que encontraram nele o líder da nação mais próspero e perene na recente história independente do país ao oeste da África.