Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cão recordista de parkour

Morre Neo, o cãozinho recordista de parkour, ao 14 anos

Neo, um border collie do Reino Unido, era detentor de um recorde no Guinness

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/07/2023, às 13h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cãozinho Neo - Divulgação / Facebook / Canine Crusades
O cãozinho Neo - Divulgação / Facebook / Canine Crusades

Faleceu, no último domingo, 23, o cãozinho Neo, detentor do recorde mundial do mais rápido zigue-zague de 10 aros/pneus já realizado por um cachorro.

Ele, que morreu aos 14 anos, foi comprado por seu tutor, Steve Bailey, quando tinha apenas oito semanas de idade. Como um experiente treinador de cães em sua creche canina e centro de terapia comportamental canina em Somerset, Reino Unido, Steve rapidamente percebeu a habilidade excepcional do animal em entender comandos.

Com apenas seis meses de idade, o border collie já havia dominado movimentos básicos, como saltos, passar por aros, percorrer gangorras e atravessar túneis para cachorros. Aos completar um ano, ele já se encontrava em um nível avançado de agilidade, o que levou Steve a ensiná-lo alguns movimentos de parkour.

De acordo com a revista Gaileu, foi assim que Neo aprendeu a arte da "corrida na parede", que consiste em pular em uma superfície vertical e correr com as quatro patas pressionadas contra ela.

Com esses impressionantes esforços, o britânico conseguiu fazer animal estabelecer o recorde do mais rápido zigue-zague de 10 aros/pneus já realizado por um cão, um notável tempo de 8,58 segundos em 2017.

Outras habilidades

Além de ser recordista, Neo também se destacava como cão farejador e cão pastor. A ligação entre o cachorro e seu tutor se fortaleceu após o falecimento do pai de Steve, de modo que Neo tornou-se um pilar de apoio emocional para o treinador.

Steve compartilhou: "De todas as centenas de cães que reabilitei, treinei e mantive em minha creche, nunca houve um que eu pudesse comparar ao Neo; ele é verdadeiramente único. Ele é o cão mais inteligente e atlético que já conheci".