Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Morreu aos 96 anos: Os protocolos para o funeral de Elizabeth II

Elizabeth II, rainha do Reino Unido, faleceu na tarde de ontem, 8, aos 96 anos; ela foi a monarca mais longeva do país com 70 anos de reinado

Fabio Previdelli Publicado em 09/09/2022, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II - Getty Images
A rainha Elizabeth II - Getty Images

Na tarde da última quinta-feira, 8, foi anunciado oficialmente a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos de idade. Há alguns meses a monarca já convivia com problemas de saúde e novas especulações começaram após uma mancha arroxeada ser notada em uma de suas mãos na cerimônia de posse da primeira-ministra Liz Truss

Com o falecimento da rainha, iniciou-se a chamada Operação London Bridge, uma série de protocolos que serão responsáveis pela despedida de Sua Majestade Real e pela coroação de seu sucessor, o rei Charles III, primogénito de Elizabeth II

Segundo matéria publicada pelo Splash, do UOL, as ações se iniciaram antes mesmo do anúncio oficial da morte, cuja data é referida como “Dia D”, e se estenderão pelos próximos 10 dias; sendo que no último deles, o “Dia D+10”, acontecerá o funeral da monarca. 

Os próximos ‘Dias D’

Após os protocolos realizados ontem, 8, a expectativa é que o “Dia D+1” seja marcado com a proclamação oficial de Charles III como rei, algo que acontecerá às 10h no Palácio de St. James; quando o parlamento também se reunirá para aprovar uma mensagem de condolências. As atividades no órgão serão suspensas por 10 dias. 

Já o “Dia D+2” será quando o corpo de Elizabeth II chegará ao Palácio de Buckingham, com o transporte sendo feito ou através do trem real (o que iniciará a Operação Unicorn), ou por meio de um avião (Operação Overstudy). 

No “Dia D+4” acontecerá um ensaio para o transporte do caixão da monarca entre Buckingham e o Palácio de Westminster. No dia seguinte a locomoção acontece de fato. Espera-se que uma procissão seja feita entre os pontos, o que envolve uma longa rota cerimonial por Londres. 

Entre os “Dias D+6 e D+9” o caixão de Elizabeth II recebe visitas no Palácio de Westminster — neste momento o público poderá participar da despedida da rainha, o que acontecerá mediante a compra de ingressos.   

Por fim, no “Dia D+10” o funeral será realizado na Abadia de Westminster, onde Elizabeth II será sepultada no Castelo de Windsor. Seu caixão ficará na Capela Memorial do Rei George VI, bem ao lado de seu pai. Neste dia também será proclamado o luto nacional.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!