Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Múmias de filhote de leão são encontradas em grande descoberta no Egito

Além dos filhotes, também foram descobertos 75 estátuas e múmias de animais. O ministro das Antiguidades disse que o achado é “um museu por si só”

Fabio Previdelli Publicado em 24/11/2019, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Múmias de filhote de leão são encontradas em grande descoberta na necrópole de Saqqara, no Egito - Divulgação / Facebook do Ministério de Antiguidades do Egito
Múmias de filhote de leão são encontradas em grande descoberta na necrópole de Saqqara, no Egito - Divulgação / Facebook do Ministério de Antiguidades do Egito

Em comunicado à imprensa, o ministro das Antiguidades, Khaled El Enany, anunciou uma nova descoberta na necrópole de Sacará, perto das pirâmides de Gizé, realizada por uma missão arqueológica egípcia liderada por Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Segundo El Enany, a recente descoberta incluiu uma grande coleção de 75 estátuas de gatos de madeira e bronze de diferentes formas e tamanhos, cinco múmias de filhotes de leão - que estavam dentro de 25 caixas de madeira com tampas decoradas com textos hieroglíficos - e estátuas de madeira de animais e pássaros, incluindo o touro Apis, o mangusto, Ibis, falcão e o antigo deus egípcio Anubis em forma de animal.

A missão também localizou um grande escaravelho de pedra escondido dentro de uma caixa de madeira, dois pequenos escaravelhos de madeira e arenito, três estátuas de crocodilos dentro das quais foram encontrados restos de múmias de filhotes, além de gatos, cobras, crocodilos e besouros mumificados.

A descoberta inclui múmias de filhotes de leão, que estavam dentro de 25 caixas de madeira com tampas decoradas com textos hieroglíficos / Crédito: Divulgação / Facebook do Ministério de Antiguidades do Egito

Uma coleção pertencente a deidades egípcias antigas também foi desenterrada, disse El-Enany, incluindo 73 estatuetas de bronze representando o deus Osíris, seis estátuas de madeira do deus Ptah-Soker, 11 estátuas de madeira do deus da leoa Sekhmet, além de uma representação da deusa Neith usando a coroa do Baixo Egito.

El-Enany disse que a descoberta é "um museu por si só, já que centenas de objetos foram desenterrados aqui na necrópole bubastiana em Saqqara". Ele disse que esses artefatos pertencem à dinastia 26 do século VII a.C. — considerada a era do renascimento.

O platô de Sacará abrigou pelo menos 11 pirâmides, incluindo a pirâmide dos degraus, junto com centenas de túmulos de oficiais antigos, desde a 1ª dinastia (2920 aC-2770 a.C.) até o período copta (395-642).

As múmias de animais foram encontradas em Sacará, um antigo cemitério ao sul da capital do Egito, Cairo / Crédito: Divulgação / Facebook do Ministério de Antiguidades do Egito

A descoberta é a mais recente de uma série de novos achados que o Egito divulgou como um esforço para revitalizar seu setor-chave do turismo, que foi gravemente atingido pela turbulência que se seguiu à revolta de 2011, responsável pela queda de Hosni Mubarak, governante de longa data.

Localizado a cerca de 30 km ao sul do Cairo, Sacará foi um cemitério ativo por mais de 3.000 anos e foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO.