Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro II

Museu Imperial fascina ao mostrar detalhes do trono de Dom Pedro II

Em rede social, Museu Imperial, localizado em Petrópolis, fascinou internautas ao mostrar o antigo trono do imperador Dom Pedro II

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 05/02/2024, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhes do trono de Dom Pedro II (à esqu.) e o imperador (à dir.) - Reprodução/Vídeo/Museu Imperial
Detalhes do trono de Dom Pedro II (à esqu.) e o imperador (à dir.) - Reprodução/Vídeo/Museu Imperial

Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o Museu Imperial se dedica a preservar e apresentar as próximas gerações a história da família real. Através das redes sociais, a instituição também chama atenção de internautas ao detalhar itens do acervo. 

Através do perfil oficial no TikTok, o museu fascinou internautas recentemente ao mostrar detalhes do trono usado pelo imperador Dom Pedro II no antigo Paço de São Cristóvão, também conhecido como Palácio Imperial. O item foi levado para o acervo do Museu Imperial em 1940.

Detalhes do trono do imperador - Reprodução/Vídeo/Museu Imperial

Detalhes

No vídeo curioso, é possível analisar detalhes do objeto histórico, que foi produzido em talha dourada e estofado de veludo na cor verde.

Produzido em talha dourada, com estofado de veludo verde no encosto, assento e braços. Encosto em medalhão oval, guarnecido de estreita moldura. No centro, a sigla P II I (Pedro II imperador)", explica a legenda da publicação.

O vídeo chamou atenção de internautas, fascinados pelos detalhes do antigo trono do último imperador do Brasil. "Os detalhes...é tão magnífico", comentou um internauta. "É simplesmente perfeito, cada detalhe preservado é perfeito", escreveu outra conta.

@museu.imperial Trono Pertenceu a d. Pedro II, no Paço de São Cristóvão. Produzido em talha dourada, com estofado de veludo verde no encosto, assento e braços. Encosto em medalhão oval, guarnecido de estreita moldura. No centro, a sigla P II I (Pedro II imperador). O Trono foi trazido para composição de acervo no período da criação do Museu Imperial em 1940. A peça e outras memórias estão em exibição na exposição “A Petrópolis do Museu Imperial”, em cartaz no Museu Imperial. A mostra apresenta peças, fotografias, documentos, recursos sonoros e audiovisuais, que retratam a cidade de Petrópolis nas décadas de 1930 e 1940. . . . . #museuimperial#museusbr#imperialmuseum#museum#petropolis♬ som original - Museu Imperial

A exibição do item histórico, assim como outros, compreende parte do acervo da exposição 'A Petrópolis do Museu Imperial', em cartaz na instituição. Além de objetos, também é possível conferir fotografias, documentos e recursos sonoros e audiovisuais, explica a instituição na rede social.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!