Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro II

Museu Imperial fascina ao mostrar detalhes de carruagem usada na coroação de Dom Pedro II

Em rede social, Museu Imperial fascinou internautas com detalhes da 'carruagem de gala'

Redação Publicado em 24/05/2023, às 11h50 - Atualizado em 26/05/2023, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da antiga carruagem - Museu Imperial/Ibram/MTur
Registro da antiga carruagem - Museu Imperial/Ibram/MTur

Responsável por um valioso e impressionante acervo da família imperial, o Museu Imperial, em Petrópolis, é capaz de fascinar aqueles que são mais apaixonados por História e curiosidades em geral. 

Através dos objetos presentes na instituição, é possível imaginar como era a vida dos membros da família de Dom Pedro II na antiga casa de veraneio. Nas redes sociais, o museu também impressiona internautas ao publicar vídeos que mostram detalhes de algumas peças do acervo. 

Após exibir a antiga sala de jantar da residência, uma antiga espada e até mesmo o incrível processo de preservação de uma camisa do último imperador do Brasil, o Museu Imperial cativou os seguidores ao mostrar os detalhes de uma antiga carruagem usada em eventos solenes, a Berlinda de Aparato.

Com grande valor histórico, o veículo já foi utilizado em eventos marcantes, como a Cerimônia de Sagração e Coroação de Pedro II e também nos casamentos das filhas do imperador.

@museu.imperial Detalhes da Berlinda de Aparato.  Viatura de fabricação inglesa, também conhecida como a “Carruagem de Gala”. Chegou ao Brasil em 1837.   Utilizada em eventos solenes, como a Cerimônia de Sagração e Coroação de d. Pedro II, a abertura da Assembleia Geral do Rio de Janeiro e os casamentos das duas princesas, d. Isabel e d. Leopoldina. A peça permaneceu em processo de restauração por dois anos (2010-2012) e, atualmente, está em exposição permanente no Pavilhão das Viaturas, um dos prédios do Complexo Museu Imperial. . . . . #museuimperial#museusbr#petropolis#imperialmuseum#museum♬ som original - Museu Imperial
Viatura de fabricação inglesa, também conhecida como a “Carruagem de Gala”. Chegou ao Brasil em 1837. Utilizada em eventos solenes, como a Cerimônia de Sagração e Coroação de d. Pedro II, a abertura da Assembleia Geral do Rio de Janeiro e os casamentos das duas princesas, d. Isabel e d. Leopoldina", descreve a legenda da publicação no TikTok. 

O museu também explica que a viatura passou por uma restauração recentemente. "A peça permaneceu em processo de restauração por dois anos (2010-2012) e, atualmente, está em exposição permanente no Pavilhão das Viaturas, um dos prédios do Complexo Museu Imperial", finaliza a legenda. 

O vídeo fascinou os seguidores do museu na rede social. "Mano… só eu que sinto uma conexão EXTREMA com essas peças super antigas da realeza??? Era tudo tão lindo…. Credo", escreveu uma internauta. "Que fantástico!!! Sou fascinada pela história", comentou outra conta.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!