Notícias / Arqueologia

Na China, arqueólogos encontram tumba de 1.500 anos de antigo imperador

Descoberta da tumba do antigo imperador foi feita na província de Shaanxi, na China

Redação Publicado em 28/09/2023, às 11h21

Local do ocorrido - Reprodução/CHINA SOCIAL SCIENCE NETWORK

Na última terça-feira, 26, a Academia de Arqueologia de Shaanxi anunciou uma nova descoberta. Arqueólogos descobriram um tumba de um antigo imperador na China, datada de cerca de 1.500 anos, em Xianyang, província de Shaanxi, no centro-norte do país.

O túmulo, segundo os investigadores relataram baseado em um epitáfio no lado oriental da sua entrada, pertence ao imperador fundador da dinastia Zhou do Norte da China, que ocorreu entre 557 e 581 d.C.

Segundo o portal Newsweek, o imperador, que nasceu em 542 d.C. e morreu em 557 d.C, é conhecido pelo seu nome pessoal, identificado como Yuwen Jue. Ele chegou ao poder e assumiu ao trono como Imperador Xiaomin do Norte de Zhou, porém utilizou de títulos alternativos, sendo eles “Príncipe Celestial” ou Tian Wang.

Outros detalhes

Foram desenterrados da tumba de tamanho médio, segundo os pesquisadores, cerca de 146 objetos funerários, que consistem, em sua maioria, em vasos e estatuetas de cerâmica. Quanto ao túmulo, o mesmo se trata de uma única câmara, e conta com um fosso para acessá-lo.

Segundo disse o pesquisador assistente da Academia Shaanxi, Zhao Zhanrui, ao meio de comunicação estatal chinês Xinhua, a descoberta é de extrema importância para a pesquisa sobre os imperadores das Dinastias do Norte. É importante relembra que o período que engloba as Dinastias do Norte e do Sul foi de grande turbulência política na China.