Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / América do Sul

Na Colômbia, manifestantes derrubam estátua de Cristóvão Colombo

O grupo compreende a contribuição exploradora do italiano na colonização de países americanos

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/06/2021, às 09h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Policiais fazem segurança de estátua dias antes da derrubada - Getty Images
Policiais fazem segurança de estátua dias antes da derrubada - Getty Images

Um grupo de ativistas colombianos se reuniram para derrubar uma estátua do explorador e navegador italiano Cristóvão Colombo instalada na cidade de Barranquila, na Colômbia, durante a tarde da última segunda-feira, 28, como informa o portal UOL.

A estátua foi erguida durante o século 19 e foi um presente da comunidade italiana para Barranquila em 1892, ano em que se comemorava 400 anos da descoberta da América pelo navegador — porém, o presente foi interpretado de maneira negativa pelos manfgestantes modernos, que avaliam a interferência colonizadora como assassina e exploradora.

Dessa maneira, frases foram pichadas em vermelho pelos manifestantes no pedestal da escultura, com os dizeres "aqui caem os assassinos" e "pelos nossos mortos". O grupo conseguiu tirar a estátua de cima da estrutura com cordas sendo puxadas em grupos.

O portal UOL acrescenta que, duas semanas antes do ato, o Ministério da Cultura colombiano retirou uma outra estátua de Colombo localizada próxima ao aeroporto de Bogotá, junto de ma estátua da rainha Isabel.