Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lago

Na Tanzânia, lago bizarro transforma animais que o tocam em “pedra” instantaneamente

O lago possui um pH altíssimo e é diretamente afetado pelo vulcão Montanha de Deus

Redação Publicado em 23/03/2023, às 16h57 - Atualizado em 24/03/2023, às 19h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lago Natron, na Tanzânia - Reprodução Nasa, via Wikimedia Commons
Lago Natron, na Tanzânia - Reprodução Nasa, via Wikimedia Commons

Na mitologia grega, a Medusa é conhecida por transformar quem a olhe nos olhos em pedra. Mas existe um lago, na Tanzânia, que possui um efeito semelhante e é mais real que qualquer mito. Esse lago transforma instantaneamente em pedra os animais que o tocam, se tornando o lago mais mortífero do mundo, o Natron.

Alguns dos únicos organismos que podem tolerar seu calor médio de 78°F (26°C), concentração de sal fatal e alcalinidade são as bactérias, que dão um tom vermelho-sangue à água. Os corpos que caem nessa água rapidamente se decompõem, já os que ficam em sua borda ficam "incrustados em sal" que "permanece para sempre", como afirmado pelo ecologista David Harper, da Universidade de Leicester. 

No entanto, a culpa de o lago estar em tais condições podem ser atribuídas ao vizinho Ol Doinyo Lengai, também conhecido como a Montanha de Deus, que é o único vulcão ativo que ainda emite natrocarbonatitos. Ele alimenta o lago através de canais de fluxo que cortam o vulcão, que faz com que o Natron tenha um pH superior a 10.

Visitantes únicos

De acordo com o Daily Mail, somente os flamingos migram para lá para acasalar, devido ao fato de serem os únicos que consomem as cianobactérias presentes na água. Contudo, nem mesmo eles podem escapar das condições impiedosas do lago salgado, podendo ser vítimas de incrustações.

O fotógrafo Nick Brandt, que está escrevendo um livro sobre o local, explicou: “Ninguém sabe ao certo como eles morrem, mas... a água tem um teor extremamente alto de soda e sal, tão alto que arrancaria a tinta das minhas caixas de filmes Kodak em poucos segundos”.