Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pinguim

Nadou milhares de quilômetros: Pinguim é encontrado em praia da Austrália

A ave, que é natural da Antártida, cruzou o oceano para chegar ao país; caso surpreendeu especialistas, mas não é o primeiro do tipo; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 02/02/2024, às 10h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens mostrando o pinguim - Divulgação/ Youtube/ The Guardian
Imagens mostrando o pinguim - Divulgação/ Youtube/ The Guardian

Pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir um pinguim-rei (espécie particularmente grande, que chega a 90 centímetros de comprimento) em uma praia na costa sul da Austrália

A ave é natural da Antártida, de forma que nadou por milhares de quilômetros a fim de chegar ao seu destino. Segundo explicado por especialistas da vida marinha, o pinguim provavelmente veio ao país para experienciar um fenômeno conhecido como "muda catastrófica". 

Muitos pássaros passam por mudas — em que trocam as penas —, mas os pinguins perdem todas as penas de uma vez só. O evento anual deixa o animal em situação de vulnerabilidade durante duas ou três semanas, já que ele perde essa camada extra de proteção contra as baixas temperaturas do Polo Sul. Assim, eles tendem a buscar por terra firme em áreas mais quentes. 

Aparição surpresa 

O pinguim-rei que apareceu recentemente na Austrália se mostrou bem simpático: ele se aproximou voluntariamente de um grupo de 8 pessoas que trabalham para o Friends of Shorebirds South East, uma entidade de caridade dedicada à proteção e monitoramento de aves costeiras. 

Chegou até nós. Ele estava se exibindo para nós, fazendo o que os observadores de pássaros chamam de 'exibição publicitária'. Ele inclinou a cabeça para trás e fez um grito bem alto, depois fez uma reverência para nós. Fez isso várias vezes. Ele veio direto até nós... bem ao nosso lado... você não deveria se aproximar desses animais, mas ele que se aproximou de nós", relatou Jeff Campbell, um dos especialistas presentes, segundo divulgou o The Guardian. 

Campbell acrescentou ainda que o pinguim possuía uma aparência saudável apesar de sua longa viagem marítima, e estava até mesmo "gordinho".