Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Napoleão

Napoleão faz Ridley Scott entrar em polêmica com historiadores

Chegando aos cinemas nesta semana, Napoleão, de Ridley Scott, despertou críticas de historiadores, que não foram ignorados por Ridley Scott

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 21/11/2023, às 10h35 - Atualizado em 23/11/2023, às 17h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Napoleão: no filme de Ridley Scott e em retrato - Divulgação e Domínio Público
Napoleão: no filme de Ridley Scott e em retrato - Divulgação e Domínio Público

Após muita espera, Napoleão chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 23. Com direção de Ridley Scott, o filme resgata a trajetória de uma das figuras mais intrigantes que já existiram: o general e imperador Napoleão Bonaparte. O projeto, entretanto, caiu em polêmica com historiadores. 

Assim como em todo filme sobre figuras históricas, o diretor mistura fato e ficção no projeto, o que não agradou historiadores. Os profissionais acusam o filme de não ser comprometido com a verdade dos fatos. 

Em entrevista à BBC, Ridley foi questionado a respeito das críticas e foi direto em sua resposta, carregada pelo deboche. 

"Quer mesmo que eu responda isso? Vou ter que usar um palavrão", afirmou o diretor. "Eles [historiadores] estavam lá pra saber como foi? Não, né? Então como garantem que estou errado".

O filme

Anteriormente, o historiador Dan Snow apontou alguns trechos que mostram que o filme se distanciou da realidade. Ele enfatizou que Napoleão não atirou em pirâmides durante a famosa Batalha das Pirâmides, no Egito e aproveitou para chamar atenção a respeito de Maria Antonieta.

O historiador aponta que, no filme, a personagem não tem o cabelo curto no momento da execução, o que configura ficção. Ao mesmo tempo, ela destacou que Napoleão não assistiu à execução da rainha, como indica o trailer. Questionado pelo The New York, o diretor disse: "Arrumem o que fazer". 

Já ao The Times, o diretor foi indagado a respeito da cena em que o general bombardeia pirâmides no Egito e enfatiza: "Não sei se ele fez isso mesmo, mas era um jeito rápido de mostrar que ele conquistou o Egito". 

Durante entrevista a Revista Empire, Joaquin Phoenix, que vive Napoleão no longa, se pronunciou sobre a precisão histórica do longa. O ator destacou que o filme é uma interpretação de Ridley Scott. 

"Se você quer realmente entender Napoleão, então provavelmente deveria estudar e ler por conta própria. Porque se você assistir esse filme, é essa experiência contada através dos olhos de Ridley", afirmou ele.