Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Napoleão

O curioso valor pago por um chapéu de Napoleão Bonaparte

O chapéu do imperador é adornado com um cocar e teria sido utilizado durante um período de batalha

Redação Publicado em 20/11/2023, às 07h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chapéu que pertenceu a Napoleão e foi leiloado - Reprodução / Youtube / Osenat
Chapéu que pertenceu a Napoleão e foi leiloado - Reprodução / Youtube / Osenat

No último domingo, 19, um icônico chapéu de dois bicos, também conhecido como bicorne, que pertenceu ao imperador Napoleão Bonaparte, foi leiloado por surpreendentes 1,5 milhão de euros em Paris, superando significativamente a expectativa inicial da casa de leilões Osenat, que estimava 800 mil euros para o artefato.

Registrado em 2007 pelo autor belga Yves Moerman, o chapéu preto de feltro é uma peça histórica usada pelo líder militar "em meados do império", segundo a Osenat. Este acessório, uma marca registrada de Napoleão, é emblemático por ser utilizado 'en bataille', com as pontas paralelas aos ombros, diferenciando-se dos oficiais que usavam os chapéus 'en colonne', perpendiculares aos ombros.

Ao longo de sua vida, Napoleão usou aproximadamente 120 chapéus, tornando-os itens relativamente comuns no mercado. O chapéu leiloado pela Osenat é especial, adornado com um cocar fixado por Napoleão em 1815 durante sua travessia do Mediterrâneo, liderando um breve retorno ao poder após o exílio em Elba.

Além do chapéu, o leilão incluiu uma camisola usada pelo imperador em seu último exílio em Santa Helena e uma cópia de seu último testamento ditado ao conde de Montholon.

Outro tesouro

Em 2014, a Osenat também registrou um recorde ao vender um chapéu de Napoleão por 1,8 milhão de euros. Este item, que pertencia à família real de Mônaco, estava em excelente estado. Em outra ocasião notável, em 2018, um chapéu supostamente usado na Batalha de Waterloo foi leiloado por 350 mil euros, parte da coleção de Jean Louis Noisiez.

Segundo o G1, o fascínio contínuo por artefatos ligados a Napoleão Bonaparte destaca a persistente admiração pela história e pela figura marcante do líder militar.