Notícias » Itália

Naufrágio com carga de jarras de vinho do século 2 a.C. é descoberto no Mediterrâneo

O histórico navio romano está localizado na costa de Palermo, no mar da Sicília

Alana Sousa Publicado em 28/07/2021, às 12h20

Imagem divulgada pelas autoridades italianas das jarras de vinho
Imagem divulgada pelas autoridades italianas das jarras de vinho - Divulgação/Superintendência da Região Marinha da Sicília

Na costa de Palermo, na Itália, foi descoberto um antigo navio romano do século 2 a.C., com uma grande carga de jarras de vinho. A embarcação foi encontrada por um robô submarino da Superintendência do Mar da Sicília.

Segundo o The Guardian, o naufrágio contendo as ânforas está a 92 metros de profundidade no Mar Mediterrâneo, nas proximidades de Isola delle Femmine. A descoberta está sendo descrita como uma das mais importantes dos últimos anos.

“O Mediterrâneo nos dá continuamente elementos preciosos para a reconstrução de nossa história ligada ao comércio marítimo, os tipos de embarcações, os transportes realizados”, disse Valeria Li Vigni, superintendente do mar da região da Sicília.

Os arqueólogos esperam entender mais sobre a atividade comercial de Roma no Mar Mediterrâneo. Sabe-se que os romanos comercializavam azeite, vinho e especiarias na Europa, África e ainda Oriente Médio.