Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Documentário

Naufrágio do Bateau Mouche na Baía de Guanabara vira série

O trágico acidente na noite do réveillon de 1989, no Rio de Janeiro, ganha uma série documental da HBO, que já está sendo gravada

Redação Publicado em 02/03/2024, às 10h19 - Atualizado às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do Bateau Mouche IV - Divulgação/Vídeo/Rede Globo
Registro do Bateau Mouche IV - Divulgação/Vídeo/Rede Globo

A HBO acaba de iniciar as gravações de sua nova série documental, que vai retratar o naufrágio do Bateau Mouche, ocorrido na noite do réveillon de 1989. Durante um passeio pela Baía de Guanabara na virada do ano, a embarcação afundou, matando 55 pessoas. 

A produção, gravada no Rio de Janeiro, não tem previsão de estreia. Conforme repercutido pela coluna de Ancelmo Gois, no O Globo, a série tem direção de Tatiana Issa e Guto Barra, que já trabalharam juntos em ‘Pacto Brutal – O assassinato de Daniella Perez’ (2022).

Inicialmente batizada de Kamaloka, a embarcação Bateau Mouche IV foi fabricada em Fortaleza, no ano de 1970, para servir como um barco de pesca. Mas, ao longo dos anos, sofreu diversas alterações, chegando a receber um terraço suplementar. 

No momento do acidente, os passageiros se deslocaram na embarcação para assistir a queima dos fogos de artifício, resultando em uma rápida redistribuição de peso nos decks superiores, e no eventual naufrágio às 23h50.

Sobre o naufrágio

Em um primeiro momento, as autoridades consideraram o acidente como uma fatalidade, porém, durante a investigação, foi determinado que a responsabilidade pela tragédia recaía sobre a empresa de turismo. Segundo as conclusões do inquérito, a embarcação transportava mais passageiros do que sua capacidade permitia.

O excesso de carga, combinado com o número de passageiros, a movimentação dos turistas a bordo da embarcação e a ineficácia das bombas de esgotamento, também contribuíram para o incidente fatal.

Além disso, a troca do piso de madeira por um de concreto e o posicionamento inadequado de duas caixas d'água no convés alteraram o centro de gravidade da embarcação, facilitando o naufrágio do Bateau Mouche IV.

Com 142 pessoas a bordo, o dobro da capacidade permitida, o acidente do Bateau Mouche IVtirou a vida de mais de 50 pessoas. Entre as vítimas, estava a atriz Yara Amaral, que faleceu na hora, e o ex-ministro do Planejamento, Aníbal Teixeira, que sobreviveu ao naufrágio. 

Na ocasião, as investigações foram conduzidas pelas autoridades do estado do Rio de Janeiro e pela Capitania dos Portos.