Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grécia Antiga

Naufrágios de 2.000 anos são encontrados em rota do Mar Egeu

Mergulhadores identificaram mais de cinco embarcações gregas afundadas na Grécia

André Nogueira Publicado em 13/08/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Mergulhadores descobriram mais de cinco naufrágios antigos – cerca de 2.000 anos atrás – no norte do Mar Egeu, região de intenso tráfego de marinheiros e aventureiros. A descoberta ocorreu na região do entorno da pequena ilha de Levitha, na Grécia.

O navios carregam mercadorias como ânforas de óleo e vinho vindos de diversos lugares da Magna Grécia, do século 3 a.C. A época foi marcada pelo domínio dos antigónidas ptolomaicos e helênicos do comércio. Após a descoberta, ainda foram encontrados outras embarcações afundadas de diversos períodos.

Ânforas / Crédito: Hellenic Ministry of Culture and Sports

Já o poste de ancoragem, de granito, datado do século 6 a.C., mede 45 metros de altura, pesando cerca de 400 quilos. Provavelmente, esta âncora viera de um navio colossal, maior que qualquer outro encontrado nessa expedição.

Pesquisadores descobriram os naufrágios durante uma escavação submarina que durou de 15 a 29 de junho, sob a direção do arqueólogo George Koutsouflakis, diretor do Departamento de Sítios Arqueológicos Subaquáticos, Monumentos e Pesquisas, do Museu Helênico de Cultura e Esportes.

Crédito: Hellenic Ministry of Culture and Sports

Foram 57 mergulhos realizados pela equipe. Com as descobertas, é possível concluir que a rota do Egeu foi largamente usada do período arcaico até, pelo menos, a Era Otomana.