Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Monte Everest

Nepal estabelece novas regras para desbravar o Monte Everest

As novas medidas estabelecidas pelo governo do Nepal visam melhorar a segurança e a higiene na montanha mais alta do mundo

Redação Publicado em 12/03/2024, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monte Everest, a montanha mais alta do mundo - Getty Images
Monte Everest, a montanha mais alta do mundo - Getty Images

Após uma das temporadas de escalada mais mortíferas já registradas, com 18 óbitos, o governo do Nepal estabeleceu novas regras para aqueles corajosos o suficiente para desbravar o Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.849 metros de altura. As novas medidas visam melhorar a segurança, a higiene e as condições de resgate.

Agora, os alpinistas, profissionais ou não, serão obrigados a levar localizadores GPS, que além de ajudar a acompanhar o progresso em direção ao cume, também facilitam a busca e o resgate em caso de acidente. 

Para a temporada de escalada, que se iniciou neste mês e se estende até maio, o Nepal exige que os localizadores sejam potentes e capazes de transmitir sinais mesmo sob 20 metros de neve. Eles também devem ser compactos, fáceis de costurar na roupa e sem a necessidade de recarga para funcionar.

Novas regras

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, o departamento de turismo do Nepal também estabeleceu novas regras para preservar o Everest, montanha sagrada para os xerpas, onde toneladas de lixo são abandonadas a cada temporada.

Essa nova determinação significa que os alpinistas serão responsáveis pela eliminação correta de seus dejetos. Eles terão de trazer as suas próprias fezes de volta ao acampamento base em sacos biodegradáveis, cujos componentes químicos ajudam a secar e solidificar os excrementos, além de eliminar os maus odores.

Até agora, os alpinistas que escalavam o Monte Everest cavam buracos para ir ao banheiro ou simplesmente faziam suas necessidades ao ar livre, fazendo a montanha cheirar mal e ganhar o apelido de “trilha do papel higiênico”, pela quantidade de lixo e dejetos humanos no local. 

Toda primavera, quando as temperaturas sobem e os ventos são mais amenos, o Nepal e suas oito montanhas com mais de 8.000 metros de altitude recebem centenas de alpinistas em busca de um novo desafio.