Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Harry e Meghan

Neta de Nelson Mandela critica Harry e Meghan após citação em nova série da Netflix

No trailer de 'Live to Lead', nova série da Netflix, menção à fala de líder político incomoda familiares; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 05/01/2023, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O casal Harry e Meghan Markle, e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela - Getty Images
O casal Harry e Meghan Markle, e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela - Getty Images

No trailer de 'Live do Lead', nova série da Netflix sobre líderes "comprometidos em fazer a mudança no mundo", o príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle — também responsáveis pela produção dela —, podem ser vistos fazendo uma citação a uma fala emblemática do ex-presidente da África do Sul e vencedor do Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela. No entanto, a menção não agradou nem mesmo aos familiares do antigo líder político.

No vídeo, Harry e Meghan afirmam que a série foi inspirada pela história de Nelson Mandela, e até mesmo citam uma fala do ex-presidente sul-africano. "Isso foi inspirado por Nelson Mandela, que disse uma vez: 'O que conta na vida não é o mero fato de termos vivido. É a diferença que fizemos na vida dos outros que determinará o significado da vida que levamos'", disse o casal.

Família revoltada

No entanto, Nikola Mandela, neta do ex-presidente sul-africano, acusou Harry e Meghan de se aproveitarem do legado de seu avô para "ganhar milhões", e isso a teria deixado "profundamente magoada". A opinião foi dada em entrevista ao The Australian, publicada na última quarta-feira, 4, e repercutida pelo portal Hugo Gloss.

Nelson Mandela, falecido ex-presidente da África do Sul
Nelson Mandela, falecido ex-presidente da África do Sul / Crédito: Getty Images

Ao veículo australiano, a neta de Nelson Mandela afirmou acreditar que o casal possui, na verdade, "segundas intenções" com a menção à fala de seu avô, como "uma forma de ganhar dinheiro". Isso porque a história do líder sul-africano chama atenção, visto que ele é considerado o mais importante líder da África Negra, tendo lutado ativamente contra o Apartheid.

Eu sei que a Fundação Nelson Mandela apoiou a iniciativa [de Harry e Meghan], mas as pessoas roubaram citações do meu avô por anos e usaram seu legado porque sabem que seu nome vende — Harry e Meghan não são diferentes deles", afirma Nikola.

"Meu avô se rebelou contra um casamento arranjado para encontrar seu próprio caminho na vida. Mas isso tem um preço, você tem que financiar sua própria vida. Eu já fiz as pazes com as pessoas que usaram o nome do meu avô, mas ainda é profundamente perturbador e tedioso toda vez que isso acontece", lamenta Nikola Mandela. "Harry precisa ser autêntico e manter sua própria história. Que relevância a vida do meu avô tem com a dele?"

Live to Lead

'Live to Lead' é uma das mais novas séries da Netflix, mas única por um aspecto: é encabeçada por Harry e Meghan Markle. Nela, segundo a sinopse, "líderes extraordinários refletem sobre seus legados e compartilham mensagens de coragem, compaixão, humildade, esperança e generosidade.

Inspirado no legado icônico de Nelson Mandela, ‘Live to Lead’ destaca os valores fundamentais, e princípios orientadores que os líderes empregam para motivar os outros e criar mudanças significativas."

Ao longo de sete episódios, a série — co-produzida pela Fundação Nelson Mandela — deve apresentar cenas de quando Nelson Mandela, principal líder do movimento de oposição ao Apartheid na África do Sul, saiu da prisão em 1990, além de outras histórias de grandes nomes da história, como Ruth Bader Ginsburg, Gloria Steinem e até mesmo Greta Thunberg. Confira o trailer: